segunda-feira, 27 de maio de 2013

7ª DICA

7ª DICA

Escolha um bom material de estudos.

Estudar para passar em cursos concorridos pelo ENEM como Medicina exige que você estude por materiais que realmente otimizem seu desempenho. Não adianta você ter muita sede de estudar, mas estudar por meios errados. Há pouca evolução. Um exemplo é não estudar mais questões tradicionais, é necessário entender que a abordagem feita pelo Enem hoje é diferente.

Além disso, nem todo material que você lê "Preparatório para o ENEM" realmente vale a pena comprar. A cada dia, mais editoras lançam revistinhas no mercado iludindo os candidatos de que "se você não comprar nossa revista e ver nossas dicas, você não passa!" É um ledo engano. Tudo jogo de marketing. "Aprovar no vestibular" nunca foi tão comercial como nos dias de hoje. Por isso, listarei abaixo alguns materiais que realmente achei útil na minha mesa de estudos:

Todas as provas do novo ENEM a partir de 2009.

Obs.: Já citei isso algumas vezes, mas assumo que não há material melhor e mais próximo do que as provas anteriores. Responda-as logo, não deixe-as como revisão para o último mês antes da prova. Não vai dar tempo, por experiência própria. Comece agora. São 6 provas até agora. Listei-as na 1ª DICA .

Revistas de Atualidades da Editora Abril.

Obs.: Dê uma olhada nas bancas, elas são de rápida circulação.
Caso você não encontre mais, segue o link para a compra pela internet: Revista de Atualidades - Editora Abril.
Não aconselho comprar as outras revistas da Editora Abril de disciplinas separadas se você estiver com o tempo contado até o dia da prova. Isso porque elas são revistas que levam muito tempo para serem lidas e respondidas e seu desempenho no dia da prova não dependerá apenas de 1 ou 2 disciplinas, mas de todas. Resumindo: se você não tiver tempo, não compre.

O material completo para Pré-Vestibular do Sistema de Ensino Ari de Sá (Fortaleza-CE).

Se você tiver a oportunidade de obter, é um dos melhores materiais pelos quais eu estudei. Meu cursinho utilizou-o e ele é bem fiel às habilidades do Enem. Há muitas questões contextualizadas desenvolvidas por ele.

Materiais de outros cursinhos de pré-vestibular.

Obs.: É bom aprender a analisar que material é útil de outros cursinhos. Às vezes, eles possuem tabelas, cadernos de dicas, novas questões contextualizadas. Entretanto, cuidado. Não tire xerox de tudo. Você não terá tempo de estudar tudo. Tente simplificar: veja o que vai te ajudar realmente. Nesse sentido, é por isso que fazer as provas anteriores te ajudam tanto, você começa a criar a habilidade de saber o que realmente poderia cair.

Uma jarra de suco e biscoitos.

Obs.: Se você tem a pretensão de passar horas estudando, organize sua mesa de estudos, nada de muitos livros, folhas, apostilas espalhados pela mesa. Sua atenção e seu foco, inconscientemente, ligam seu pensamento, seu raciocínio lógico à bagunça presente na mesa. Desse modo, coloque sobre a mesa apenas aquilo que você vai usar naquele momento. E não esqueça, hidrate-se. Uma boa jarra de sucos e biscoitos são um convite a permanecer estudando.

Espero ter ajudado!

Continue acompanhando o blog! Qualquer dúvida, poste aí.

Um abraço!

domingo, 26 de maio de 2013

6ª DICA

6ª DICA

Monte um horário pessoal de estudos.


Vou logo avisando que esse post vai ser um pouco longo, mas valerá muito a pena depois que você terminá-lo.

Um horário de estudos é mais do que importante se você quer passar. Seja para o vestibular de Medicina hoje, seja para um concurso no futuro. Um horário de estudos regula sua mente e seu organismo, tornando seu estudo mais produtivo. Além de um grupo de estudos como eu já mencionei no post anterior, é fundamental um horário só seu.

Como fazer meu horário de estudos?

Muitas pessoas têm me perguntado sobre isso, acredito ser a dúvida mais frequente.

1º Organize seu dia - dica básica. Se você tem aulas de manhã, reserve sua tarde e noite para montar seu horário. Se você estuda à tarde, reserve sua manhã e noite. E assim por diante. O ideal é que sejam dois turnos mesmo, além do colégio ou cursinho. Se você trabalha, reserve seu melhor horário (não recomendo horário de intervalos no trabalho, porque o rendimento será mínimo; exceto, se esse horário for um pouco mais longo e você queira apenas revisar alguma coisa, porque o estudo, de fato, deve ser em casa num ambiente tranquilo e sem interrupções).

2º Identifique como você será avaliado antes de montar seu horário. No nosso caso: o ENEM. É necessário saber quantas questões são de cada disciplina, qual aquela que você tem mais facilidade ou não, qual o tempo total da prova, etc.

 Vou colocar exemplos para ficar mais claro:

Prova do ENEM 2013

1º dia: 45 questões de Natureza / 45 questões de Humanas    (TEMPO TOTAL: 4h30min)

2º dia: 45 questões de Matemática/ 45 questões de Linguagem   +   Redação   (TEMPO TOTAL: 5h30min)


Vou colocar meu exemplo para ficar o mais real possível:

Eu tinha dificuldades em Matemática e Natureza do ENEM - as duas que dão mais pontos na prova. Entretanto, eu sabia que se estudasse só elas, eu poderia não me dar bem em Humanas e Linguagens, porque mesmo confiante nestas, a falta da prática prejudicaria meu desempenho nelas também. O ENEM avalia as 4 áreas, não apenas 1 ou 2, por isso não corra o risco de deixar de estudar as outras. Eu estudei as quatro da mesma maneira. Na realidade, eu fiz muitas questões das quatro áreas. Como já era meu terceiro ano tentando Medicina, muitas vezes, eu sabia do assunto, mas não sabia aplicá-lo ao modo do ENEM, então, resolvi fazer muitas questões contextualizadas.

Agora que eu já sabia o que tinha de estudar, comecei a organizar, de fato, meu horário.

Eu estudava por dia, em média, de 6 a 7 horas de estudo, além do horário regular do cursinho. Eu organizei horário para estudo pessoal, estudo em grupo, atividades físicas, refeições, lazer, etc. Para você ter uma noção, vou montá-lo abaixo:

 DE SEGUNDA A SEXTA:

6h30min - Caminhada três vezes por semana.

7h30min - Café da manhã

8h - Resolução de questões (20 questões contextualizadas: 5 de Matemática, 5 de Linguagens, 5 de Natureza, 5 de Humanas)

9h -  Resolução de questões (20 questões contextualizadas: 5 de Matemática, 5 de Linguagens, 5 de Natureza, 5 de Humanas)

10h - Lanche de 15 minutos, enquanto isso assistia alguma coisa na TV, ouvia uma música legal, acessava a internet para relaxar a mente, mas com disciplina para não demorar.

10h15min - Resolução de questões (20 questões contextualizadas: 5 de Matemática, 5 de Linguagens, 5 de Natureza, 5 de Humanas)

11h15min - Corrigir o gabarito das 60 questões, resolver aquelas que eu não soube, pulei ou não deu tempo de fazer. Sempre grifando as dúvidas para perguntar ao professor no cursinho pré-vestibular ou a algum amigo que já tivesse resolvido.

12h15min - Almoço

Com disciplina, eu percebi como minha manhã passava a ser proveitosa: 60 questões respondidas e corrigidas. Eu tentei ao máximo simular a prova do ENEM. Você percebe que eu usei 1h (60min) para cada 20 questões. O que dá, em média, 3min por questão. O mesmo que nós temos no dia da prova. Aí você me pergunta: "Você sempre conseguia fazer tudo?" Não. Nem sempre eu sabia responder a questão, então eu pulava e tentava fazer o máximo daquelas que eu sabia, simulando o dia da prova em que não podemos perder tempo. A rotina e a prática me tornava mais seguro e experiente no que esperar para o dia da prova.



14h às 18h - Cursinho Pré-Vestibular

Obs.: Na hora da aula, eu assistia ao professor, não fazia questões avulsas por conta própria para não tirar o foco da matéria que estava sendo dada; exceto, se o professor já tivesse terminado sua aula e eu tinha tempo livre para isso. Aproveitei também esse tempo para tirar dúvidas com ele, principalmente, daquelas questões que eu fiz pela manhã e tive dúvidas. Otimizei ao máximo meu tempo com os professores, porque isso era fundamental.

18h - Reunião com o grupo de estudos do Pré-Vestibular (no máximo, 5 pessoas) - 3 vezes por semana em média

Obs.: Tiramos dúvidas uns dos outros, debatíamos atualidades, respondíamos juntos todos os simulados do cursinho.

19h 30min - Ia pra casa, jantava e assistia um jornal seja na TV aberta ou na TV a cabo. Notícias diárias são fundamentais para contextualizar com aquilo que se está aprendendo em sala de aula e são excelentes argumentos para a redação.

20h 30min - Lia 1 ou 2 matérias de uma revista de Atualidades (principalmente, aquelas voltadas para vestibulandos com temas)

21h 30min - Estudava alguma disciplina que eu tinha dificuldade ou revisava algo passado naquele dia do cursinho. Teoria, questões, o que eu via que tinha necessidade. Esse era meu tempo "livre" para estudar aquilo que não estava no horário de estudos.

22h30min - Hora de dormir. Preparava a cama, relaxava a mente e descansava. Nada de madrugadas acordado. Isso é para quem é desorganizado. E, sem contar, que o rendimento não é o mesmo. Tentava dormir bem, porque isso era fundamental para assimilar o conteúdo. Se eu não dormisse bem, todo meu horário bem organizado não tinha adiantado de nada. Ficava tranquilo, descansava e pensava: " Vai dar tudo certo".


NOS SÁBADOS:

Eu, geralmente, tinha aula de redação com professor particular pela manhã. Nosso grupo de estudos se reuniu e pagou um professor particular que era também corretor do Enem. Durava 1h30min. Em 1h15min, ele dava aula. Nos 15min restantes, ele chamava cada um e mostrava a correção da sua redação: acertos e erros. Durante 1 ano, exceto em feriados, tivemos aulas todos os sábados. Fazíamos 1 redação por semana, ás vezes, até 2 e tínhamos alguém capacitado para corrigi-las - o que foi fundamental.

Nos sábados à tarde, eu, geralmente, tinha simulados do cursinho. E a noite era só descanso: cinema, shopping, pizzaria, barzinho, etc. Tudo com muito prudência para não passar o domingo dormindo o dia todo.

NOS DOMINGOS:

Dia de descanso de verdade. Saía para passear, ir a praia, tomar um sorvete, visitar a família, internet à vontade, redes socias. Visitava alguns sites de atualidades, vídeos do youtube sobre temas da redação, vídeos sobre os centenários (que caem muito na prova de Linguagens), tudo um pouco.

Bem, esse foi meu horário durante a maior parte do ano. Quero que vocês entendam que esse é apenas um modelo e que eu levei muito tempo para segui-lo. Não foi da noite para o dia, mas no fim consegui. Cada um tem um horário de cursinho, tem suas datas de simulados, etc. Fiquem à vontade para mexer nesse modelo de acordo com suas necessidades. Espero ter ajudado!

Agradeço as mais de 3000 visualizações em menos de 3 meses!

Espero que continuem acompanhando o blog! Um abraço!