sábado, 20 de julho de 2013

8ª DICA

8ª DICA

Notas de corte de MEDICINA no ENEM

"Nota de corte" é um bicho de sete cabeças na mente de muitos vestibulandos. Vou tentar aqui desmistificar um pouco essa história. Nesse post, você vai entender o básico de como funciona o Sisu e algumas dicas especiais na hora de aplicar sua nota.

Antes de tudo, lembre-se de que sua preocupação com notas só deve acontecer, de fato, depois da prova realizada. Antes disso, estude muito para acertar ao máximo. Eu falo assim, porque tem pessoas que chegam a ficar neuróticas pensando na nota de corte. Esqueça-a antes da realização da prova. Sua nota no Enem será o resultado de todo o seu ano de dedicação. As notas de corte de Medicina estão entre as mais altas do Enem. E isso não é um motivo para que se desista de alcançá-las. Se os outros conseguiram, por que você não vai conseguir?! Relaxe, que tudo vai dar certo.

O que é o SISU?

É o Sistema de Seleção Unificada que o governo criou para unir todas as vagas das universidades e institutos federais e, também, algumas estaduais. Ou seja, você pode escolher duas opções de vaga em qualquer lugar do Brasil. E diariamente, durante uma semana, você verá sua colocação naquela opção de curso, podendo mudar de ideia e trocar suas opções a qualquer instante. Geralmente, o Sisu abre em janeiro e todos os meios de comunicação divulgam isso. De qualquer modo, fique sempre atento.

Vamos as dicas:


1º Saiba a diferença entre notas do Enem sem Sisu e com Sisu.

- Notas do Enem sem Sisu:

Algumas universidades federais ainda não aderiram ao Sisu, ou seja, elas não jogam suas vagas no sistema para você escolher entre as duas opções no início do ano. Isso quer dizer que essas universidades abrem suas próprias inscrições em seus sites. E usam a nota do Enem ou como 1ª fase ou como fase única. Com isso, você tem mais opções de vagas além do Sisu. Procure saber se suas universidades favoritas participam ou não do Sisu para não perder suas inscrições. Geralmente, a partir do fim de julho, as universidades já começam a abrir suas inscrições. Faça o maior número de inscrições possíveis. Medicina é medicina em qualquer lugar. Dois sites legais para acompanhar isso: Passeiweb e Vestibular Uol.

- Notas do Enem com Sisu:

Como já mencionei, esse é o sistema unificado. Em janeiro, você vai acessá-lo com sua inscrição e senha do Enem. Você aplica sua nota nos cursos e universidades da sua preferência - duas opções - e no outro dia já sabe sua colocação. Simples e prático.


2º Como analisar minha nota no Sisu?

- Aplique sua nota desde o primeiro dia de Sisu. Isso porque você precisa ter noção da sua colocação desde o início. As notas tendem a aumentar no decorrer da semana, entretanto a diferença entre a nota do dia anterior e do dia posterior vai diminuindo. Geralmente, o aumento da QUINTA-FEIRA para a SEXTA-FEIRA é bem próximo do aumento da SEXTA-FEIRA para o dia do RESULTADO FINAL.


3º Como saber qual o lugar certo para aplicar minha nota?

- Eu, por diversas vezes, durante o ano passado, entrei e acompanhei as chamadas do Enem 2011. Ou seja, vi as notas de corte das universidades que eu almejava e vi o quanto elas podiam abaixar no decorrer das chamadas. Muitas pessoas dizem: "Mas próximo ano pode não ocorrer isso." Por experiência própria, abaixa sim. Muitos passam em mais de uma universidade ou são chamadas posteriormente nas universidades próximas de casa e desistem da vaga. Tem lugares que abaixam quase 30 pontos entre a 1ª e a última chamada. Por isso, fique atento desde agora!


4º Qual a média para passar em Medicina (Ampla Concorrência)?

- 780.

Com essa pontuação você consegue passar em várias universidades do país já na 1ª chamada. Um pouco abaixo disso entre 760 e 780, você será convocado nas chamadas subsequentes. Entretanto, cursos mais concorridos como os da UFRJ, UFF, UFPR e alguns outros necessitam de uma pontuação maior que 800 para a 1ª chamada. Não esqueça, porém, que a nota de corte ainda abaixa bastante, inclusive em cursos concorridos.


5º Qual menor nota de corte para Medicina (Ampla Concorrência)?

- 742,43.

Até hoje, essa foi a menor que eu vi. Medicina na UFAC (Rio Branco, Acre). Foi feita na 9ª chamada do Sisu. Universidades com dois ou mais campus que ofereçam Medicina, geralmente tem uma diferença boa em relação as notas de corte também. Por exemplo, UFC, UFCG, UFS e outras. Vale a pena dar uma pesquisada.


6º As notas do Sisu tem peso?

- Depende da universidade. Só conseguimos ver isso no dia da aplicação da nota.


7º Quantas vezes o Sisu abre suas inscrições durante o ano?

- Duas vezes. Uma em janeiro (Por exemplo, este ano Sisu 2013.1) e outra em junho (Sisu 2013.2).


8º Todas as universidades participam nas duas vezes?

- Não. Algumas lançam todas as vagas apenas no início do ano, tanto as vagas para o primeiro quanto segundo semestres. Outras, colocam metade das vagas para janeiro e a outra metade para junho.


9ª As notas de corte do segundo semestre são maiores ou menores?

- São menores. Fica aqui essa dica especial: quem não conseguiu na universidade que desejava no primeiro semestre tem grande probabilidade de conseguir no segundo. As notas de corte são menores e o número de chamadas são maiores. Isso porque muitos candidatos colocam suas notas e esquecem de acompanhar as chamadas.


O Sisu e as notas de corte do Enem não são um bicho de sete cabeças, entretanto, é necessário ser esperto para agarrar as melhores oportunidades. Se tiverem mais dúvidas, postem aí!

Obrigado por acompanharem o blog. Um abraço!


26 comentários:

  1. Muito bom o blog! As dicas são excelentes e sem dúvida estão me ajudando muito para me organizar, estudar e me aproximar cada vez mais do meu sonho de cursar medicina. Allysson, tenho algumas dúvidas referente aos estudos e acho que você pode me ajudar... O que você acha dos cursinhos? É realmente indispensável para aqueles que tanto almejam passar em medicina? E sobre os estudos, gostaria de saber se realmente temos que estudar dia e noite, afinal, ás vezes sinto uma sobrecarga enorme e parece que isso me impede de absorver mais conhecimento por um tempo. O que fazer? Agradeço desde já a sua atenção e te parabenizo pela iniciativa, pois, ter dicas de um aprovado, um estudante de medicina faz toda diferença e nos dá mais segurança e ânimo para seguir em frente nesta árdua jornada de vestibulando em medicina. Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Jorge, obrigado pelo comentário. Os cursinhos são peças importantes para quem quer ser aprovado no vestibular. É possível passar sem ter feito um cursinho, mas é muito mais difícil. Eu fiz 3 anos de cursinho antes de ser aprovado. Para mim, foi fundamental, isso porque eu amadureci muito nos estudos, inclusive na organização de horários, rotina, etc. Ele é um excelente guia. Entretanto, mais do que o cursinho, seu estudo pessoal em casa é indispensável. Só assistir aulas no cursinho não tem o mesmo rendimento. Eu intensifiquei meu estudo pessoal no último ano e isso foi decisivo para a minha aprovação. Quanto a sobrecarga de estudo, não estude quando estiver cansado. Saia um pouco, tome um suco, vá a academia, faça uma caminhada, algo que relaxe sua mente. Estudar dia e noite parece, muitas vezes, a fórmula mágica para ser aprovado, mas não é bem assim. O ideal é ter mente bem disposta para estudar, como você mesmo falou, chega uma hora em que não se consegue absorver mais nada, por isso é necessário reconhecer o cansaço e dar um descanso para seu corpo. Primeiro, organize seu horário de estudos. O tempo que você estuda em casa e o tempo que você estuda fora de casa (cursinho, colégio). Segundo, coloque em seu horário exercícios físicos regulares. Isso ajuda muito. Espero que eu tenha tirado suas dúvidas. Qualquer coisa, é só falar. Continue acompanhando o blog! Um abraço!

      Excluir
  2. Olá
    Primeiramente parabéns pelo blog, está me ajudando muito!
    E segundo tenho algumas perguntas para você =D
    -Estudo muito desde o Primeiro ano,(estou no segundo)Como já estou quase no terceiro ano, estava pensando na possibilidade de fazer cursinho junto com o terceiro, você acha que vale a pena? (Estudo em uma escola particular muito boa.)
    - Será que tenho chance de passar na primeira tentativa fazendo o cursinho e estudando muito?
    - Minha media no Enem ano passado (1º ano do e.m)foi 695,8. Está bom pra quem estava no 1º ano?
    Muito Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Larissa, obrigado por acompanhar o blog. Antes de tudo, meus parabéns pela sua média de 695,8! Foi uma média muito boa para quem tinha feito somente o primeiro ano do ensino médio. Acredito que você deve sim fazer cursinho próximo ano desde que não te atrapalhe nas provas e atividades do colégio. Você tem grandes chances de passar na primeira tentativa. Eu, por exemplo, fiz 3 ENEMs. O primeiro tirei 675; o segundo, 712 e o terceiro, 781. Tenha foco, faça muitas questões e tenha um estudo pessoal intenso em casa. Sempre que estiver cansada, pare um pouco e faça algum exercício físico. Isso me ajudou muito para quebrar a rotina do pré-vestibular. Espero que eu tenha tirado suas dúvidas. Qualquer coisa, posta aí. Continue acompanhando o blog! Um abraço!

      Excluir
  3. Olá Allysson, estou me dedicando ao máximo para passar em medicina assim como você, agradeço a atenção e pelo seu empenho em querer ajudar o próximo, desta forma tão caprichada, nunca havia pensado desta forma, que alem de ter uma mente brilhante, ainda ter dedicação para passar adiante, isto é increível, parabéns.

    Tenho 23 anos e nunca cursei o Enem, depois da escola venho me dedicando a área de informatica, a qual estou desistindo! não tenho futuro! kkk
    Busquei as provas do Enem dês de 2009, assim como você mencionou, me sai muito bem graças a minha curiosidade em aprender, mania que tenho dês de pequeno.
    Tenho uma boa expectativa para este ano, tenho certeza que se conseguir, 50% foi graças ao seu blog.
    Obrigado e até mais.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Luiz, obrigado pelo comentário. Tenho certeza de que vai dar tudo certo. E o mérito é todo seu! Obrigado por acompanhar o blog! Um abraço!

      Excluir
  4. Você não faz idéia do quanto seu blog é importante, Allysson. Obrigada por escrever. =**

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, M., pelo comentário. Qualquer dúvida, é só falar. Continue acompanhando o blog! Um abraço!

      Excluir
  5. MENINO!! o mundo precisa de mais pessoas como vc!! parabéns teu blog merece nota 10!! ;)

    ResponderExcluir
  6. Obrigado, aninha, pelo comentário. Continue acompanhando o blog! Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Allysson quanto vc tirou na redacao do enem?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tirei 940 pontos. Meu próximo post, a 9ª DICA, será exclusiva de redação. Postarei minha redação e a correção oficial do Enem. Já comecei a escrever o post, mas devido a falta de tempo ainda não pude concluí-lo. Postarei o mais breve possível. Continue acompanhando o blog! Um abraço!

      Excluir
  8. Sobre a revista de atualidades da editora abril, ela é realmente muito boa mas eu vi outras da mesma editora de diversas disciplinas vc recomenda também Allysson?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não recomendo as revistas da editora Abril de outras disciplinas se você já tiver um material de um cursinho com questões ou mesmo se você ainda não tiver respondido as provas do Novo Enem. Isso porque essas revistas são boas para quem não tem nenhum material de estudo ou quem tem muito tempo para conseguir lê-las e respondê-las. Eu aconselho focar nas provas já realizadas pelo ENEM e as questões e simulados dos cursinhos. Eles são mais focados.

      Excluir
  9. Olá, a princípio amei seu trabalho, parabéns! Bom, eu gostaria de saber direito cono funciona o SISU. Por exemplo: eu fiz em 2013 experimental e tenho que fazer inscrição para o SISU ou tenho que fazer o ENEM 2014 e em 2015 fazer a inscrição para, assim, cursar a universidade? Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Quézia, obrigado pelo comentário. Você pode sim se inscrever no Sisu, independente de ter sido experimental para você. O único critério é a realização da prova do ENEM do ano anterior. Espero ter respondido sua pergunta. Qualquer dúvida a mais, é só falar. Continue acompanhando o blog. Um abraço!

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Estou adorando seu Blog. Sou de Sergipe estou cursando o 2° ano do Ensino Médio, estou se preparando para o Enem 2014, no caso, se eu usar a nota do Enem no Sisu para medicina e passar sem ter o certificado do ensino médio completo, eu posso garantir minha vaga com algum processo judicial?

      Excluir
  10. Olá adorei as dicas, porém me sinto meio perdida quanto a organização de meus estudos, eu curso o 3 ano do ensino médio pela manhã, a tarde faço pré vestibular IAD pelo descomplica e dou uma analisada no conteúdo da manhã, estudo das 7:30 as 11:45 recomeço as 14:00 as 18:00 volto as 19:00 as 21:00
    Porem tenho medo de na hora não lembrar mais do conteúdo, nem sei bem certo o que realmente estudar, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  11. - Olá, Allyson! Primeiramente, parabéns pelo blog, é excelente, tirou muitas dúvidas minhas!
    Estou no 1º ano de Ensino Médio, curso numa escola estadual em Teixeira de Freitas, Bahia. Eu queria saber se seria importante desde já começar um curso preparatório para o ENEM, se posso fazer o experimental este ano e como posso fazer a inscrição do ENEM e Sisu?

    ResponderExcluir
  12. Olá, ainda estou no 1° ano do ensino medio, mas ja quero me preparar desde ja para ingressar na faculdade de medicina pelo ENEM, porém, estou na duvida de fazer ou nao um cursinho, pois alguns professores me falaram que especificamente o cursinho preza mais o pré-vestibular e nao o ENEM, queria saber sua opiniao sobre isso, sabendo que eu irei ingressar pelo ENEM necessito de fazer um bom cursinho?

    ResponderExcluir
  13. Olá, adorei o blog, tem otimas dicas.. Queria que tirasse uma duvida minha a respeito do sisu, qual a diferença em entrar no 1 ou 2 semestre, isso atrapalha em alguma coisa?

    ResponderExcluir
  14. Olá, minha média no enem 2014 é de 572.6 , em ampla concorrencia com 10% ela fica 629.74 é possivel minha aprovaçao para medicina em 1 ou 2 semestre?

    ResponderExcluir
  15. Olá allysson
    Gostaria de saber si estando cursando o segundo ano de ensino médio realmente é bom fazer o enem , também gostaria de saber si só com a nota da redação dá pra cursar medicina ou só com a nota da prova ou tem que ter nota média nos dois ?
    Obrigada allysson ótimo blog 😉

    ResponderExcluir
  16. Olá Allysson, estou no 9* ano do ensino fundamental. Sonho em cursar medicina, e penso em fazer o ENEM no ano que vem, você acha uma boa escolha fazê-lo no primeiro ano do E.M? Por que?
    Estudo em escola pública, e não tenho condições de fazer cursinho, além do foco e muito estudo, quais outras dicas que você tem a me dar para que eu consiga o que desejo?
    Ficarei muito agradecida se puder responder. Sucesso sempre!

    ResponderExcluir
  17. Olá Alysson meu nome é Anne tenho uma grande dúvida de como comessar vou fazer medicina , eu fazendo o pós preparatório enem , já ajuda ? Estou cursando o 1° ano do médio ano que vem Fasso o enem , me ajuda pvrf

    ResponderExcluir