segunda-feira, 27 de maio de 2013

7ª DICA

7ª DICA

Escolha um bom material de estudos.

Estudar para passar em cursos concorridos pelo ENEM como Medicina exige que você estude por materiais que realmente otimizem seu desempenho. Não adianta você ter muita sede de estudar, mas estudar por meios errados. Há pouca evolução. Um exemplo é não estudar mais questões tradicionais, é necessário entender que a abordagem feita pelo Enem hoje é diferente.

Além disso, nem todo material que você lê "Preparatório para o ENEM" realmente vale a pena comprar. A cada dia, mais editoras lançam revistinhas no mercado iludindo os candidatos de que "se você não comprar nossa revista e ver nossas dicas, você não passa!" É um ledo engano. Tudo jogo de marketing. "Aprovar no vestibular" nunca foi tão comercial como nos dias de hoje. Por isso, listarei abaixo alguns materiais que realmente achei útil na minha mesa de estudos:

Todas as provas do novo ENEM a partir de 2009.

Obs.: Já citei isso algumas vezes, mas assumo que não há material melhor e mais próximo do que as provas anteriores. Responda-as logo, não deixe-as como revisão para o último mês antes da prova. Não vai dar tempo, por experiência própria. Comece agora. São 6 provas até agora. Listei-as na 1ª DICA .

Revistas de Atualidades da Editora Abril.

Obs.: Dê uma olhada nas bancas, elas são de rápida circulação.
Caso você não encontre mais, segue o link para a compra pela internet: Revista de Atualidades - Editora Abril.
Não aconselho comprar as outras revistas da Editora Abril de disciplinas separadas se você estiver com o tempo contado até o dia da prova. Isso porque elas são revistas que levam muito tempo para serem lidas e respondidas e seu desempenho no dia da prova não dependerá apenas de 1 ou 2 disciplinas, mas de todas. Resumindo: se você não tiver tempo, não compre.

O material completo para Pré-Vestibular do Sistema de Ensino Ari de Sá (Fortaleza-CE).

Se você tiver a oportunidade de obter, é um dos melhores materiais pelos quais eu estudei. Meu cursinho utilizou-o e ele é bem fiel às habilidades do Enem. Há muitas questões contextualizadas desenvolvidas por ele.

Materiais de outros cursinhos de pré-vestibular.

Obs.: É bom aprender a analisar que material é útil de outros cursinhos. Às vezes, eles possuem tabelas, cadernos de dicas, novas questões contextualizadas. Entretanto, cuidado. Não tire xerox de tudo. Você não terá tempo de estudar tudo. Tente simplificar: veja o que vai te ajudar realmente. Nesse sentido, é por isso que fazer as provas anteriores te ajudam tanto, você começa a criar a habilidade de saber o que realmente poderia cair.

Uma jarra de suco e biscoitos.

Obs.: Se você tem a pretensão de passar horas estudando, organize sua mesa de estudos, nada de muitos livros, folhas, apostilas espalhados pela mesa. Sua atenção e seu foco, inconscientemente, ligam seu pensamento, seu raciocínio lógico à bagunça presente na mesa. Desse modo, coloque sobre a mesa apenas aquilo que você vai usar naquele momento. E não esqueça, hidrate-se. Uma boa jarra de sucos e biscoitos são um convite a permanecer estudando.

Espero ter ajudado!

Continue acompanhando o blog! Qualquer dúvida, poste aí.

Um abraço!

27 comentários:

  1. Onde posso encontrar o material do SAS?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Bruno C., este é o site oficial do SAS (Sistema de Ensino Ari de Sá): http://www.portalsas.com.br/. Dá uma olhada, eu não sei te dizer se eles vendem o material pelo site para apenas um aluno sob encomenda. Bom seria você tentar contactá-los por telefone. Se conseguir, te recomendo, principalmente, os livrinhos extras de questões exclusivas para o ENEM. São muito bons. Qualquer coisa, dá uma olhada no Mercado Livre também. Sempre tem gente vendendo. Espero ter te respondido. Continue acompanhando o blog! Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Allysson eu estudo pela manhã e estou no 3° ano do ensino médio, não faço cursinho ainda, como faço para organizar meu horário de estudo em casa? pois tenho que dormir mais cedo para acordar cedo.

    ResponderExcluir
  4. Gilson, o ideal é você montar um horário de estudos à tarde e à noite. Ao chegar do colégio, você almoça e descansa 1 hora, você pode dormir durante esse tempo ou ler alguma coisa interessante, ouvir música, algo que te distraia e te faça relaxar, isso porque a rotina de 3º ano tb é pesada. Depois disso, divida sua tarde em horas de estudo, 1 hora para cada disciplina, 1 hora só de questões, 1 hora para leitura de temas de redação. Durante à noite, 1 hora para assistir um jornal, 1 hora para revisar conteúdos das matérias que você mais tem dificuldade, 1 hora para fazer mais questões de diversas matérias. Você escolhe a ordem segundo as suas necessidades. Não precisa estudar até tarde da noite se você tiver disciplina nos horários da tarde e do início da noite. Inclusive eu não aconselho estudar na madrugada para quem estuda cedo como você. Lembre-se de que quando estiver cansado, pare e saia um pouco. Tome um suco, faça uma caminhada. Dá uma lida na 6ª DICA também, você vai ter uma ideia do meu horário de estudos ano passado. Espero que tenha te respondido. Qualquer dúvida, é só postar aí. Continue acompanhando o blog. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. encontrar seu blog foi um presente *-* skoapksopakspaksa
    parabéns pela iniciativa, vou continuar acompanhando :3

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelo comentário, Roberta Luciana. Continue acompanhando. Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. E se eu estudar num escola integral?? Manhã e tarde.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Virgínia, se você estuda numa escola de horário integral, o ideal é focar o estudo nos fins de semana. Isso porque eu sei como é cansativo estudar dois horários. Entretanto, se você conseguir, dê uma revisada à noite daquilo que você viu durante o dia. Isso ajuda bastante a fixar o conteúdo. Lembre-se de responder muitas questões, principalmente, as provas do Enem. Divida seu plano de estudos em horas e por disciplina. Espero que eu tenha tirado sua dúvida. Qualquer coisa, é só falar. Continue acompanhando o blog! Um abraço!

      Excluir
  8. Olá, amei seu blog, é bastante inspirador. Hoje fui procurar um teste vocacional por estar em dúvida sobre qual curso escolher, e por coincidência encontrei seu blog. Gostaria de saber quando e porque você escolheu medicina. Muitos médicos, familiares me dizem que tenho aparência de médica, mas tenho medo de nunca conseguir, por isso acabo optando por engenharia civil que é um curso totalmente diferente de medicina, mas enfim me escondo na engenharia por medo de não conseguir a medicina sonhada, você tem algum conselho pra mim? Enem está aí, aguardo ansiosamente sua resposta. Se preferir me responde pelo email. Pamelacmds@hotmail.com Obrigada pela atenção. Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pâmela, obrigado pelo comentário. Eu escolhi Medicina por realização pessoal. Foi uma decisão que eu tomei a longo prazo. Desde o Ensino Fundamental era o único curso superior em que eu me via estudando. Sempre gostei de ter contato direto com as pessoas, gosto de conversar, entender, explicar. Unindo minha personalidade àquilo com que eu queria realmente trabalhar, eu optei pela Medicina. Ao pensar que decidir uma carreira profissional é decidir meus próximos 30, 40 anos, eu não me via fazendo outra coisa, senão manter, tratar e cuidar da saúde das pessoas que me cercam. Sabemos que entrar em Medicina não é fácil, nem rápido, exige dedicação. Ninguém está pronto ou preparado o suficiente para as provas, por isso o foco no estudo é fundamental. Tentei 3 anos. Quando não passei no meu segundo ano, eu pensei em desistir. Pensei em escolher outro curso, outra coisa. Entretanto, eu estaria mentindo para mim mesmo se eu escolhesse essa opção. Valeria a pena eu desistir daquilo que me preencheria? Valeria a pena eu desistir de mais alguns anos de estudo (se fosse o caso) para entrar na faculdade e estudar àquilo que eu realmente queria? O que era 1, 2 ou 3 anos a mais em relação aos próximos 30 anos da minha vida?! Foi pensando nisso que eu escolhi continuar. Levantei a cabeça e estruturei todo o meu estudo nesse novo ano (2012). Assim, foi meu último ano de pré-vestibular. Entrei e hoje me sinto muito realizado e feliz por não ter desistido. Se você realmente quer esse curso, não desista. Independente do tempo que você leve para entrar ou da faculdade, seja ela pública ou particular. Vale muito a pena. Espero que eu tenha te respondido. Qualquer dúvida a mais, é só falar. Continue acompanhando o blog. Um abraço!

      Excluir
  9. Olá, eu adorei o seu blog! Estou no meu segundo ano de cursinho (fiz Henfil, agora faço Objetivo), e estou muito desanimado, não consigo organizar meus horários pois preciso trabalhar para pagar o cursinho, sobra em torno de 2 horas por dia que tenho livre pra estudo, ano passado pontuei 650 no Enem, esse ano não acredito que pontuarei muito acima. Traduzindo, terei que fazer cursinho novamente o ano que vem. Mas o meu problema é que se eu quiser fazer Objetivo de novo terei que trabalhar por se tratar de um curso caro e terei falta de tempo novamente. Eu estava querendo iniciar um cursinho mais barato pois assim minha mãe poderia arcar com as despesas e eu poderia me dedicar 100%, mas será que vale a pena iniciar um cursinho de baixo custo (Henfil, Cursinho da Poli), pra passar em Medicina pelo Enem? Será que rola? Estou muito aturdido, tenho certeza que esse ano não consiguirei, mesmo estando fazendo Objetivo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Leandro, obrigado por acompanhar o blog. Primeiramente, quero te dizer que para tirar uma boa pontuação no Enem é fundamental além do estudo no cursinho, o estudo pessoal. Por mais clichê que possa parecer, é verdade que o cursinho pode ser o mais renomado, mas se você não tiver tempo de estudo em casa, é muito difícil conseguir passar no vestibular. Eu falo isso por experiência. Não vale a pena você pagar caro e não ter o rendimento esperado devido a sua falta de tempo de estudo pessoal. É melhor pagar um cursinho de custo menor e poder organizar tranquilamente seu estudo pessoal. Não fique com a consciência pesada por ter que deixar esse cursinho renomado, isso porque tenha certeza de que seu rendimento no outro será bem melhor. Geralmente, os cursinhos renomados pressionam demais os alunos com muitas aulas teóricas e constantes simulados. Sobrecarregando o aluno com atividades no cursinho e sem tempo para estudo em casa. Sem um bom estudo pessoal, como o aluno vai identificar suas dificuldades?! Eu estudava num cursinho bem renomado aqui em Aracaju, mas eu não trocava uma boa manhã de estudo com resolução de questões em casa por uma aula teórica do cursinho. Espero que eu tenha te respondido. Qualquer dúvida, posta aí. Continue acompanhando o blog. Um abraço!

      Excluir
  10. Meus parabéns pelo blog!!!!!!!Foi um dos melhores que achei,continue assim, vai me ajudar muito.Abraços

    ResponderExcluir
  11. Allysson,gostaria de te parabenizar pelo blog. Se eu fizer os estudos em casa, sem cursinho,há alguma possibilidade de passar?

    ResponderExcluir
  12. Tem me ajudado muito seu blog, deu um gás nos meus estudo! Eu consegui os material do Ari de Sá e ele é muito bom mesmo, mas ele não tem gabarito, como você conseguia ter acesso as respostas?

    ResponderExcluir
  13. Ola Allysson, meus parabens pelo blog, Tem me ajudado muito. Gostaria de saber se tem uma materia a qual devo focar mais para passar em medicina. Desde ja, agradeço! Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Olá Allysson,faço cursinho e iniciei umcurso ttécnico em enfermagem agora e não to conseguindo organizar nem regularizar minhas horas de estudo ! Poderia me dar algumas dicas do que devo fazer ?

    ResponderExcluir
  15. Olá Alisson, mim chamo Paula e esse ano estou mim preparando pra enfrentar o ENEM. Mais tem um porem, eu ainda curso o terceiro ano do ensino médio pela manhã e pretendo fazer cursinho pré vestibular , mais estou em duvida se faço " Universidade para Todos " que é pela tarde e sobra tempo para estudar a noite ou faço o "Aprovado" um cursinho particular na minha cidade que é a noite , dai estudar sozinha a tarde. Estou com muita dúvida e o meu alvo é medicina. Mim dar algumas dicas por favor. Voce prefere edtudar sozinho, no cursinho ou pela internet ? Quero também dicas de livros que você usou para estudar.
    Estou aguardando a sua resposta ansiosamente .
    Grande beijo.

    ResponderExcluir
  16. Olá. EU achei um livro em casa e o nome dele é " super método inovador de pesquisa " de 2010 e nele aborda os quatros eixos e suas disciplinas do Enem. Queria saber se vc conhece esse livro e se me aconselha estudar por ele? Agradeço desde de já!

    ResponderExcluir
  17. Olá. EU achei um livro em casa e o nome dele é " super método inovador de pesquisa " de 2010 e nele aborda os quatros eixos e suas disciplinas do Enem. Queria saber se vc conhece esse livro e se me aconselha estudar por ele? Agradeço desde de já!

    ResponderExcluir
  18. Alysson, eu trabalho das 8 da manhã ate as 18:00, e a partir das 19:00 hras faço o 3º ano do ensino médio, você tem alguma dica para organizar meus estudos ?

    ResponderExcluir
  19. Olá, boa noite! Gostaria de contar com a sua ajuda, irei prestar vestibular para MEDICINA. E tenho apenas 6 meses para a preparação. Como faço para organizar meus estudos e quais dicas você me sugere para que eu possar ter um bom estudo e obter o resultado desejado?! Desde já agradeço.

    ResponderExcluir
  20. Allison, boa tarde!
    Meu sonho era fazer medicina, mas nunca tentei o vestibular, sempre pensei que nunca passaria. Entrei no curso de administração e já estou no sexto período, formo ano que vem, porém não me sinto realizada e tenho certeza que fiz a escolha errada. Estou pensando em fazer o enem esse ano e tentar medicina, tenho estudado somente nos finais de semana por trabalhar e estudar a noite, você acha que existe alguma possibilidade de passar.
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  21. Alysson Bom Dia
    Sou estudante e pretendo cursar medicina que é meu grande sonho.
    Eu li que você fez cursinho, você poderia mim passar o nome ou mesmo o telefone, para que eu possa entrar em contato.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  22. Alysson Bom Dia
    Sou estudante e pretendo cursar medicina que é meu grande sonho.
    Eu li que você fez cursinho, você poderia mim passar o nome ou mesmo o telefone, para que eu possa entrar em contato.
    Obrigado

    ResponderExcluir
  23. Estou vendo em 2017
    Essas dicas vale?

    ResponderExcluir
  24. Estou vendo em 2017
    Essas dicas vale?

    ResponderExcluir