domingo, 26 de maio de 2013

6ª DICA

6ª DICA

Monte um horário pessoal de estudos.


Vou logo avisando que esse post vai ser um pouco longo, mas valerá muito a pena depois que você terminá-lo.

Um horário de estudos é mais do que importante se você quer passar. Seja para o vestibular de Medicina hoje, seja para um concurso no futuro. Um horário de estudos regula sua mente e seu organismo, tornando seu estudo mais produtivo. Além de um grupo de estudos como eu já mencionei no post anterior, é fundamental um horário só seu.

Como fazer meu horário de estudos?

Muitas pessoas têm me perguntado sobre isso, acredito ser a dúvida mais frequente.

1º Organize seu dia - dica básica. Se você tem aulas de manhã, reserve sua tarde e noite para montar seu horário. Se você estuda à tarde, reserve sua manhã e noite. E assim por diante. O ideal é que sejam dois turnos mesmo, além do colégio ou cursinho. Se você trabalha, reserve seu melhor horário (não recomendo horário de intervalos no trabalho, porque o rendimento será mínimo; exceto, se esse horário for um pouco mais longo e você queira apenas revisar alguma coisa, porque o estudo, de fato, deve ser em casa num ambiente tranquilo e sem interrupções).

2º Identifique como você será avaliado antes de montar seu horário. No nosso caso: o ENEM. É necessário saber quantas questões são de cada disciplina, qual aquela que você tem mais facilidade ou não, qual o tempo total da prova, etc.

 Vou colocar exemplos para ficar mais claro:

Prova do ENEM 2013

1º dia: 45 questões de Natureza / 45 questões de Humanas    (TEMPO TOTAL: 4h30min)

2º dia: 45 questões de Matemática/ 45 questões de Linguagem   +   Redação   (TEMPO TOTAL: 5h30min)


Vou colocar meu exemplo para ficar o mais real possível:

Eu tinha dificuldades em Matemática e Natureza do ENEM - as duas que dão mais pontos na prova. Entretanto, eu sabia que se estudasse só elas, eu poderia não me dar bem em Humanas e Linguagens, porque mesmo confiante nestas, a falta da prática prejudicaria meu desempenho nelas também. O ENEM avalia as 4 áreas, não apenas 1 ou 2, por isso não corra o risco de deixar de estudar as outras. Eu estudei as quatro da mesma maneira. Na realidade, eu fiz muitas questões das quatro áreas. Como já era meu terceiro ano tentando Medicina, muitas vezes, eu sabia do assunto, mas não sabia aplicá-lo ao modo do ENEM, então, resolvi fazer muitas questões contextualizadas.

Agora que eu já sabia o que tinha de estudar, comecei a organizar, de fato, meu horário.

Eu estudava por dia, em média, de 6 a 7 horas de estudo, além do horário regular do cursinho. Eu organizei horário para estudo pessoal, estudo em grupo, atividades físicas, refeições, lazer, etc. Para você ter uma noção, vou montá-lo abaixo:

 DE SEGUNDA A SEXTA:

6h30min - Caminhada três vezes por semana.

7h30min - Café da manhã

8h - Resolução de questões (20 questões contextualizadas: 5 de Matemática, 5 de Linguagens, 5 de Natureza, 5 de Humanas)

9h -  Resolução de questões (20 questões contextualizadas: 5 de Matemática, 5 de Linguagens, 5 de Natureza, 5 de Humanas)

10h - Lanche de 15 minutos, enquanto isso assistia alguma coisa na TV, ouvia uma música legal, acessava a internet para relaxar a mente, mas com disciplina para não demorar.

10h15min - Resolução de questões (20 questões contextualizadas: 5 de Matemática, 5 de Linguagens, 5 de Natureza, 5 de Humanas)

11h15min - Corrigir o gabarito das 60 questões, resolver aquelas que eu não soube, pulei ou não deu tempo de fazer. Sempre grifando as dúvidas para perguntar ao professor no cursinho pré-vestibular ou a algum amigo que já tivesse resolvido.

12h15min - Almoço

Com disciplina, eu percebi como minha manhã passava a ser proveitosa: 60 questões respondidas e corrigidas. Eu tentei ao máximo simular a prova do ENEM. Você percebe que eu usei 1h (60min) para cada 20 questões. O que dá, em média, 3min por questão. O mesmo que nós temos no dia da prova. Aí você me pergunta: "Você sempre conseguia fazer tudo?" Não. Nem sempre eu sabia responder a questão, então eu pulava e tentava fazer o máximo daquelas que eu sabia, simulando o dia da prova em que não podemos perder tempo. A rotina e a prática me tornava mais seguro e experiente no que esperar para o dia da prova.



14h às 18h - Cursinho Pré-Vestibular

Obs.: Na hora da aula, eu assistia ao professor, não fazia questões avulsas por conta própria para não tirar o foco da matéria que estava sendo dada; exceto, se o professor já tivesse terminado sua aula e eu tinha tempo livre para isso. Aproveitei também esse tempo para tirar dúvidas com ele, principalmente, daquelas questões que eu fiz pela manhã e tive dúvidas. Otimizei ao máximo meu tempo com os professores, porque isso era fundamental.

18h - Reunião com o grupo de estudos do Pré-Vestibular (no máximo, 5 pessoas) - 3 vezes por semana em média

Obs.: Tiramos dúvidas uns dos outros, debatíamos atualidades, respondíamos juntos todos os simulados do cursinho.

19h 30min - Ia pra casa, jantava e assistia um jornal seja na TV aberta ou na TV a cabo. Notícias diárias são fundamentais para contextualizar com aquilo que se está aprendendo em sala de aula e são excelentes argumentos para a redação.

20h 30min - Lia 1 ou 2 matérias de uma revista de Atualidades (principalmente, aquelas voltadas para vestibulandos com temas)

21h 30min - Estudava alguma disciplina que eu tinha dificuldade ou revisava algo passado naquele dia do cursinho. Teoria, questões, o que eu via que tinha necessidade. Esse era meu tempo "livre" para estudar aquilo que não estava no horário de estudos.

22h30min - Hora de dormir. Preparava a cama, relaxava a mente e descansava. Nada de madrugadas acordado. Isso é para quem é desorganizado. E, sem contar, que o rendimento não é o mesmo. Tentava dormir bem, porque isso era fundamental para assimilar o conteúdo. Se eu não dormisse bem, todo meu horário bem organizado não tinha adiantado de nada. Ficava tranquilo, descansava e pensava: " Vai dar tudo certo".


NOS SÁBADOS:

Eu, geralmente, tinha aula de redação com professor particular pela manhã. Nosso grupo de estudos se reuniu e pagou um professor particular que era também corretor do Enem. Durava 1h30min. Em 1h15min, ele dava aula. Nos 15min restantes, ele chamava cada um e mostrava a correção da sua redação: acertos e erros. Durante 1 ano, exceto em feriados, tivemos aulas todos os sábados. Fazíamos 1 redação por semana, ás vezes, até 2 e tínhamos alguém capacitado para corrigi-las - o que foi fundamental.

Nos sábados à tarde, eu, geralmente, tinha simulados do cursinho. E a noite era só descanso: cinema, shopping, pizzaria, barzinho, etc. Tudo com muito prudência para não passar o domingo dormindo o dia todo.

NOS DOMINGOS:

Dia de descanso de verdade. Saía para passear, ir a praia, tomar um sorvete, visitar a família, internet à vontade, redes socias. Visitava alguns sites de atualidades, vídeos do youtube sobre temas da redação, vídeos sobre os centenários (que caem muito na prova de Linguagens), tudo um pouco.

Bem, esse foi meu horário durante a maior parte do ano. Quero que vocês entendam que esse é apenas um modelo e que eu levei muito tempo para segui-lo. Não foi da noite para o dia, mas no fim consegui. Cada um tem um horário de cursinho, tem suas datas de simulados, etc. Fiquem à vontade para mexer nesse modelo de acordo com suas necessidades. Espero ter ajudado!

Agradeço as mais de 3000 visualizações em menos de 3 meses!

Espero que continuem acompanhando o blog! Um abraço!



31 comentários:

  1. Oi parabéns pelo blog, suas dicas são ótimas e muito úteis! Você poderia indicar os nomes das revistas de Atualidades que você lia? Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Esterfny Juliana. Espero que as dicas estejam te ajudando na hora do estudo. Eu te indico a revista Atualidades da Editora Abril. Ela é semestral. Inclusive já está disponível a primeira edição de 2013. Eu estudei pelas duas edições de 2012, a do 1º semestre foi a que mais me ajudou, porque foi lançada em Abril e tive tempo de lê-la por completo. A do 2º semestre sai só em agosto, daí o tempo é curto para lê-la toda, grifando e analisando. Muitas pessoas gostam de ler outras revistas bem científicas como a National Geographic, Science, Nature, Ciência Hoje e outras. Eu não te recomendo. O tempo de um vestibulando é muito pequeno. É sempre bom ser objetivo nesse momento. A revista de Atualidades da Editora Abril é a melhor nesse aspecto. Espero que tenha te respondido. Continue acompanhando o blog! Um abraço!

    Caso você não encontre mais nas bancas, aqui está o link para a compra pela internet: http://loja.abril.com.br/Guia%20do%20Estudante

    ResponderExcluir
  3. Allyson, vi uma foto em que vc estava com a camisa do Flamengo, foi difícil pra você deixar de assistir os jogos para estudar? Eu também sou flamenguista e preciso estudar muito pois também almejo uma vaga pra Medicina. Eu tenho muita dificuldade em Filosofia, mas fiz o que vc indicou, estudar as matérias que tiver mais dificuldade, porém não entendi nada, já falei com o professor mas ele não liga. Não gosto dessa matéria, o que eu faco? por que essa materia cai no enem msm sendo poucas questoes.

    ResponderExcluir
  4. Gilson, não há problema se você gosta de assistir a jogos. Entretanto, divida seu tempo para isso. É possível estudar e ter seu tempo livre tb, mas disciplina e organização são fundamentais. Quanto à matéria de Filosofia, não precisa estudar muito a teoria. As questões do Enem são muito superficiais e interpretativas, principalmente, na área das Ciências Humanas. Eu aconselho você a fazer muitas questões dessa área, seja de Filosofia, Sociologia, História ou Geografia. Sua pontuação final dessa área dependerá de todas essas disciplinas, não foque em apenas uma. Espero ter ajudado, qualquer dúvida, posta aí!

    ResponderExcluir
  5. Alllysson , voce acertou quantas questoes no enem ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acertei 150 questões.

      40 - Matemática
      40 - Humanas
      36 - Natureza
      34 - Linguagens

      Os desvios padrões das questões de Matemática e Natureza são maiores, por isso quanto mais você acertar, sua pontuação sobe muito, ou seja, significativamente.

      Excluir
  6. Allysson,como vc estudou Inglês para o ENEM? E sobre as questões que vc respondia diariamente, elas eram disponibilizadas pelo cursinho q vc fazia ou esse material de estudos é oriundo de outra fonte? Ou ainda eram as dos ENEMs anteriores? Um abraço!

    ResponderExcluir
  7. Olá, Gilson, eu estudei língua estrangeira lendo muitos textos e charges. Como o foco do Enem é a interpretação textual, não aconselho a estudar gramática, exceto em caso de dúvidas. Na internet, você pode encontrar muitos sites bons, principalmente, jornais. Se você achar os textos gerais cansativos, busque seções que você goste: cinema, tecnologia, saúde, ciência, literatura. Independente do conteúdo, o que importa é aprimorar a leitura. Quanto às questões que eu respondia diariamente, elas eram de livros do cursinho e alguns simulados com gabarito que encontrei na internet disponibilizados por outros cursinhos. As questões do Enem eu aconselho a fazer àquelas a partir de 2009, ou seja, do Novo Enem. Espero que tenha tirado suas dúvidas. Qualquer coisa, posta aí. Continue acompanhando o blog! Um abraço!

    ResponderExcluir
  8. Allysson, reparei no seu horário que vc tentava responder 60 questoes pela manhã. Vc corrigia o gabarito durante uma hora ( 11:15
    a 12: 15. Vc conseguia corrigir todas as questoes que vc nao soube responder dentro de uma hora? É que as vezes eu nao conseguia corrigir todas q eu nao sabia. Ei mas se vc nao sabia a questao como fazia depois as q vc nao fez? O gabaritocdas questoes vinha acompanhado com a resolucao? Obrigado pelas dicas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Gilson. Nesse horário de uma hora (11h15 a 12h15), eu corrigia o gabarito da maioria das questões. Meu livro vinha apenas com o gabarito e sem resoluções. As questões que eu não conseguia fazer ou errava a resolução e não sabia corrigir, eu marcava e tirava a dúvida com os professores no cursinho. Eu tentava resolvê-las com eles na mesma semana para evitar acumular essas dúvidas. Quando você não souber a questão, o ideal é pular e no fim, voltar. Nunca demore mais de 3min numa questão se você não tiver certeza de que sabe resolvê-la. Espero ter tirado suas dúvidas. Qualquer coisa, é só falar. Continue acompanhando o blog! Um abraço!

      Excluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. Muito úteis as suas dicas, eu adorei o blog!

    Isso foi um tapa na minha cara! Sabe aquela sensação de achar que estava fazendo tudo certo e ver depois que quase um ano se passou, sem resultados decentes? Percebi isso quando fiquei com B na 1ª prova da fase objetiva da UERJ (nada bom quando se tenta medicina).


    É o primeiro ano em que tento vestibular, e meus planos iniciais eram passar em medicina ainda em 2013 (risos); minha rotina está mais ou menos assim:

    Acordo 05h30min; entre estudo, curso técnico e pré-vestibular fico na rua de 07h00min às 23h00min; e por fim, tenho cerca de 4h30min de sono (o que agrava a situação, pois o mínimo necessário são seis horas).

    No final das contas, tentei fazer tudo e não consegui nada. Continuo mal em exatas, e meu desempenho em humanas já foi melhor - não consigo assimilar história; tem alguma dica de como eu consigo estudar algo que odeio?


    Graças às dicas eu já tenho uma base para como me planejar para o ano que vem.
    Agradeço bastante Abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Marcella, por acompanhar o blog. A melhor maneira de você estudar aquilo que você não tem afinidade é buscando outros meios além dos livros. Por exemplo, vídeos no youtube, slides de professores, em algumas matérias como história há filmes, documentários, entrevistas, etc. O interessante é diversificar os meios para estudar. Desse modo, torna-se menos cansativo e você fixa mais rápido e melhor. Depois que você estudar por esses meios, vá ao livro, reveja o assunto e pratique muitas questões. Isso é fundamental. Espero que eu tenha ajudado. Qualquer dúvida, é só avisar. Continue acompanhando o blog. Um abraço!

      Excluir
  11. Olá Allyson, estou no 1º ano e estudo em uma escola técnica integral de rede pública, meu grande sonho é fazer medicina, e com o pouco tempo que tenho não posso fazer cursinho, pois além do problema do turno onde moro não há bons cursinhos, queria saber se você poderia me recomendar bons cursinhos onlines confiáveis que possam me trazer bons resultados.

    ResponderExcluir
  12. Olá, Sarah, obrigado por acompanhar o blog. Na verdade, eu não conheço muito bem os cursinhos online de preparação para o vestibular. A função da internet, durante minha preparação, foi complementar meu estudo do cursinho. Eu te aconselho, antes de tudo, começar a responder as provas antigas do Enem a partir de 2009. Criar o hábito de fazer muitas questões é um dos segredos para a segurança na hora da prova. E como você está no 1º ano, você chegará bastante preparada no 3º. É interessante, se você puder, assistir a vídeos com resolução dessas questões no próprio youtube, a documentários com biografias de personalidades brasileiras que estejam completando seu centenário no ano da realização do seu Enem, a reportagens com temas gerais que possam cair na sua redação. Embora seu tempo seja corrido, eu te aconselho a fazer algum cursinho. Se não puder agora, lá no seu 3º ano. Eles ajudam muito na parte de dicas para o dia prova. Qualquer dúvida a mais, é só falar. Continue acompanhando o blog. Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Allyson, muito obrigado pelas valiosas dicas. Fiz o ENEM por experiência este ano de 2013 e minha média foi 524,82 e na redação foi 620.0, estou preocupada pois as notas de corte para medicina são muito altas, queria muito entrar em João Pessoa e de acordo com a minha situação pesquisei a nota de corte lá e é 758,58, o que você acha será que estou no caminho certo?

      Excluir
  13. Olá Allyson. Eu acabei de terminar o 3º ano e não passei para medicina por muito pouco agora pelo SISU.
    Tirei 980 na redação e o que me deixou de fora da UNIVERSIDADE para medicina foi Ciencia da Natureza.
    Eu não me preparei como você, apenas fiz uns 3 simulados na escola e só. Este ano quero me preparar muito, será meu primeiro ano de cursinho fora da escola, mas se eu for seguir o seu modelo de resolução de questões resolvendo as provas do ENEM a partir de 2009, essas questões acabarão rapidamente.
    Quais outros tipos de questões posso procurar? De quais sites e/ou instituições?
    Agradecido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado por acompanhar o blog. Quando você acabar as questões do ENEM, o ideal é buscar questões também contextualizadas. É comum os cursinhos fazerem muitos simulados com questões assim. Seria interessante você tentar respondê-las e tirar as dúvidas com seus professores. A dica é nunca acumular questões com dúvidas de simulados. Isso porque sempre virá um simulado depois e se você não estiver em dia, acaba ficando confusa a organização do estudo. Quanto a sites da internet, eu não tenho conhecimento de algum específico para questões. Depois que você terminar a resolução das provas do ENEM, dos simulados do cursinho, você pode pegar o próprio material de questões do cursinho e fazer também. Somando todo esse número de questões, não tenha dúvida, você estará bem preparado. A dica fundamental é sempre estar respondendo questões e treinando a mente para o tempo da prova. Espero que eu tenha ajudado. Qualquer coisa, é só perguntar. Continue acompanhando o blog. Um abraço!

      Excluir
  14. olá Allyson Melo.gostei das suas dicas e medicina é um curso que me interessa muito.mas qual a tua dica pra quem trabalha,faz cursinho e só tem tempo a noite pra estudar!

    ResponderExcluir
  15. Allysson tudo bem? Estudei o ensino medio em escola publica e muitos assuntos nao foram vistos devido a greves, e tomando-se isto por base acho q nao poderei somente fazer questoes pois tenho q estudar a teoria. Como vc acha que eu devo me organizar? Faco cursinho pela manha. Como vao seus estudos? Pensou na especializacao? Um abraço.

    ResponderExcluir
  16. Olá Allyson,estou no 1ºano do Ensino Médio,e tenho a necessidade de trabalhar e estudar para ajudar minha mãe,alguma dica para eu conseguir passar para medicina?Ou é completamente impossivel?

    ResponderExcluir
  17. Ola, parabens. Eu domino historia,geografia,Biologia e quimica mas nao domino exatas, o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Olá. Sou professor de Inglês do e E.M. e graduando em Letras. Estou farto da situação dos professores no Brasil e pretendo mudar meus rumos, pois sempre quis ser médico mas na minha época era muito caro. Agora, com esta nova realidade, acho que terei uma chance. Como já possuo um conhecimento acadêmico, você acha que será menos difícil para mim?

    ResponderExcluir
  20. Oi Allysson, meu nome é Lia e próximo ano vou começar o terceiro ano. Meu horário será parecido com o seu, mas meu curso de redação será quarta e sábado pela manhã tenho curso de inglês. Minha dúvida é: que horas eu reponho esses horários que estão ocupados? Somente sábado a tarde ou domingo? É que horas eu posso fazer uma atividade física, pois minha aula será de 13:30 até 19 e em alguns dias terá específica até 21? Obrigada

    ResponderExcluir
  21. Olá Allysson,queria saber como posso organizar meu horario??
    ps:já me formei :D
    me ajuda por favor

    ResponderExcluir
  22. Oi Allysson!!! Estou cursando o segundo colegial. Entrei em escola particular esse ano. Eu nao sabia o que queria prestar até um mês atras, sempre pensei em seguir a carreira dos meus tios (direito), porém não gosto da coisa... Depois de ler muito sobre várias profissoes eu quero medicina mesmo, foi aí que fui comunicar meus pais... Eles me disseram que para prestar medicina você tem que ter uma base vez de pequeno, ou seja, estudar vez de pequeno em escola particular. Meus pais disseram que acima de tudo temos que ser realistas!!!! Você acha que eu deveria desistir de fazer medicina ou que ainda dá tempo de correr atrás do tempo perdido?aguardo sua resposta!

    ResponderExcluir
  23. Eu queria saber se vc tiver no 1 ano do ensino medio ja pode fazer o enem

    ResponderExcluir
  24. Olá, gostei muito desse post. Estou cursando o 2º ano do Ensino Médio, e só de pensar que próximo ano já estarei no 3º me dá um pouco de desespero, comparando ao ano passado estudei mais... Mas sei que falta muito para eu conseguir a sonhada vaga no curso de Medicina, e pretendo ano que vem ser mais disciplinada em relação a minha rotina de estudos, e esse post serviu de modelo, não é atoa que deixei como favorito no meu computador (Hahaha!). Agradeço por ter pessoas como você que compartilham suas experiências, isso ajuda bastante. Muito sucesso na sua carreira!

    ResponderExcluir