domingo, 15 de setembro de 2013

9ª DICA - PARTE 2

9ª DICA - PARTE 2

Treine constantemente para a redação do ENEM.


- Desenvolvimento da minha redação

Tema: O movimento imigratório para o Brasil no século XXI (ENEM 2012)

Eu dividi meu texto em Introdução, Desenvolvimento e Conclusão. Vou explicá-los cada um separadamente. (Ver redação completa e correção oficial do Enem na 9ª DICA - PARTE 1)

DICA ESPECIAL: Antes de começar seu texto, sempre faça uma lista de palavras que venham a sua mente quando você pensa naquele tema. No tema de 2012, por exemplo: Trabalho estrangeiro, mistura de culturas, busca de qualidade de vida, haitianos, aumento da população, etc.

1 - INTRODUÇÃO

"Desde o início do século XVII, o fluxo migratório de africanos no Brasil foi intenso devido à escravidão. Neste século, por razões econômicas e por busca de qualidade de vida, o fluxo continua. Entretanto, agora são haitianos, bolivianos, chilenos, latino-americanos que buscam seu espaço. Nesse sentido, desde que haja controle, a entrada de imigrantes deve ser permitida."

a) Na Introdução, é obrigatório que o tema seja abordado.

b) Minha estrutura foi: contextualização/tema/tese.

- contextualização: "Desde o início do século XVII..."; "Neste século..."; "...agora são haitianos, bolivianos, chilenos, latino-americanos..."

- tema: "...o fluxo migratório...no Brasil..."; "...o fluxo continua."

- tese: "...desde que haja controle, a entrada de imigrantes deve ser permitida."


2 - DESENVOLVIMENTO

"Alguns especialistas alegam que a entrada de imigrantes no Brasil neste século é um ponto negativo. Isso porque eles podem ocupar cargos e empregos de brasileiros. Além disso, afirmam também que incluir outras crenças e etnias ameaça e desvaloriza a cultura nacional. Enganam-se em parte. Eles se esqueceram que há pontos positivos. Por exemplo, o atual progresso econômico do Brasil deve-se também e – sobretudo – aos imigrantes qualificados que estão no mercado de trabalho. Somando-se a isso, a cultura nacional não é desvalorizada, mas sim enriquecida com outras manifestações e culturas. Como afirma Sérgio Buarque de Hollanda em seu livro “Raízes do Brasil”, a mestiçagem tem valor fundamental na cultura do país. Desse modo, é necessário e inteligente permitir a entrada de imigrantes.

Nesse contexto, contudo, deve haver um controle da entrada desses imigrantes. Isso porque o Brasil tem uma estrutura político-administrativa precária. Não será possível atender com qualidade – assistência à saúde, à educação, à emprego – uma população muito grande. Segundo dados do último censo, a população nacional já ultrapassou os 190 milhões. E, por isso, a entrada desses imigrantes sem controle – com certeza – desequilibraria todo o sistema. É necessário, assim, já estabelecer um limite para o fluxo e também fornecer qualidade de vida aos cidadãos."



- Meu desenvolvimento foi divido em 2 parágrafos: o primeiro, usei uma contra-argumentação; o segundo, reafirmação da minha tese.

- 1º Parágrafo: Contra-argumentação

A contra-argumentação é apresentar pontos opostos do tema e defender um dos lados. Sua grande vantagem é o número de conteúdos que você pode colocar em apenas um parágrafo. Citando vários pontos do tema, você demostra ao examinador que você tem conhecimento do assunto. E que se posiciona diante deles.

- Vou mostrar como eu montei:

a) Pensei em dois pontos que eu defendia sobre a entrada de imigrantes no Brasil:

"...o atual progresso econômico do Brasil deve-se também e – sobretudo – aos imigrantes qualificados que estão no mercado de trabalho."

"...a cultura nacional é... enriquecida com outras manifestações e culturas."

b) Depois, dois pontos opostos a esses que outras pessoas defendem:

"...eles podem ocupar cargos e empregos de brasileiros."

"...incluir outras crenças e etnias ameaça e desvaloriza a cultura nacional."

c) Em seguida, organizei esses pontos de vista de modo que primeiro viriam os pontos negativos da entrada desses imigrantes - ou seja, os pontos dos que defendem ao contrário de mim. Depois, os meus pontos. Fiz isso, porque segue uma linha de raciocínio interessante. Aprendi com meu professor de redação. Você percebe que ao começar a leitura desse parágrafo, eu pareço concordar com os pontos citados inicialmente. Depois disso, eu faço uma quebra com a expressão "Enganam-se em parte". Isso prende a atenção do leitor para saber o que virá.

d) Expressões interessantes que foram usadas:

- "alguns especialistas alegam...": parece não ter importância o nome dos especialistas

- "Além disso", "Somando-se a isso": elementos coesivos que adicionam novas ideias.

e) Elemento de originalidade: citei um livro para confirmar meu ponto de vista defendido.

"Como afirma Sérgio Buarque de Hollanda em seu livro 'Raízes do Brasil', a mestiçagem tem valor fundamental na cultura do país."

f) Fechei o parágrafo retomando o tema.

"Desse modo, é necessário e inteligente permitir a entrada de imigrantes."


- 2º Parágrafo: Reafirmação da tese.

"...deve haver um controle da entrada desses imigrantes."

a) Depois de reafirmar a tese, eu a expliquei e desenvolvi novos argumentos.

"Isso porque o Brasil tem uma estrutura político-administrativa precária."

"Não será possível atender com qualidade...uma população muito grande."

"...a entrada desses imigrantes sem controle – com certeza – desequilibraria todo o sistema."

b) Fechamento do parágrafo: Fiz intervenções.

"É necessário, assim, já estabelecer um limite para o fluxo e também fornecer qualidade de vida aos cidadãos."


3 - CONCLUSÃO

"Não obstante o país caminhe a passos lentos, ainda é possível atenuar esse quadro. O controle e a inclusão desses imigrantes é fundamental. É preciso investir em assistência e emprego. É preciso fiscalizar de forma eficiente as fronteiras. É preciso ajudar de forma humanitária os principais países emigrantes. É preciso enfim respeitar a dignidade de cada ser humano, porque todos têm direito à qualidade de vida."

a) Iniciei - de maneira positiva - falando que ainda é possível atenuar o quadro.

b) Retomei minha introdução e tese:

"O controle e a inclusão desses imigrantes é fundamental."

c) Investi nas intervenções:

"É preciso investir em assistência e emprego."

"É preciso fiscalizar de forma eficiente as fronteiras."

"É preciso ajudar de forma humanitária os principais países emigrantes."

d) Busquei uma forma de fechar o texto com uma intervenção de efeito:

"É preciso enfim respeitar a dignidade de cada ser humano, porque todos têm direito à qualidade de vida."


Pessoal, eu espero que vocês tenham gostado dessa 9ª DICA. Foi longa, mas a intenção era realmente detalhar minha redação. Uma forma que eu encontrei de mostrar todo o processo da redação: da montagem à correção oficial do ENEM. E dizer a vocês que valeu muito a pena o tempo que eu me dediquei ao estudo de técnicas na preparação do vestibular. Invistam muito na redação. Ela é uma grande chave para a aprovação.

DICA ESPECIAL: No dia da prova, termine primeiro a redação e passe-a a limpo, depois vá as questões. Eu fiz assim e deu certo. Eu não me preocupei mais com a redação durante o restante da prova. Isso me deu tempo para só responder questões. Eu levei 1h 40min para a redação. Minha meta era 1h 10min no máximo. Entretanto, eu pensei: "Se tinha alguma coisa em que eu deveria sacrificar meu tempo, não seria na redação, porque ela valia muito. E funcionou." Depois fui responder as questões. E deu tudo certo.

Agradeço a todos por acompanharem o blog! Qualquer dúvida, postem aí!

Estou feliz pelo grande número de visualizações!

Abraço a todos!


11 comentários:

  1. Allysson sua redação mereceu os 940 pontos pois ficou bastante clara e objetiva. Estou treinando constantemente para produzir boas redações também e os resultados graças a Deus estão surgindo. Meu professor de redação me disse que se deve fazer a redação do ENEM em no máximo meia hora porque o restante do tem po é para responder as questões. Você concorda?

    ResponderExcluir
  2. Gilson, muito obrigado pelo comentário. Fico feliz por você estar acompanhando o blog. Quanto a sua dúvida do tempo da redação, tenho que dizer que é muito pessoal. Tem pessoas que desenvolvem bem em pouco tempo, outras levam mais tempo. Nesse sentido, 30 minutos eu acho muito pouco para desenvolver um bom texto, ou seja, com pontuação entre 900 e 1000. O ideal seria 1 hora com o texto já passado a limpo, mas como eu citei no post acima eu levei 1h 40min. Eu demorei mais na redação, mas resolvi a prova rapidamente, porque eu vinha treinando isso caso eu levasse mais de 1 hora na redação. Te aconselho: se tem uma coisa que você não pode sacrificar na prova, é o tempo da redação. Nem que você leve mais tempo, faça uma redação com a consciência tranquila de que a fez bem. Treine para ler as questões rapidamente, isso vai te ajudar muito. Espero que eu tenha tirado sua dúvida. Qualquer coisa, é só falar. Continue acompanhando o blog. Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigada pelas dicas, Allysson! Nesses últimos dias me sinto realmente perdida, pois atrasei muito assunto de história e física... com tranquilidade estou conseguindo estudar o mais rápido do que o que imaginei. Fiquei preocupada com relação à Redação e Matemática, que queria estudar nesse último mês, e só poderei estudar mais nas últimas semanas (mas já faço curso de Matemática, aliás, será que você poderia falar sobre seu desempenho em Matemática, e os assuntos que você mais estudava?). Enfim, suas dicas estão me ajudando muito! Novamente, obrigada!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Kin, obrigado pelo comentário. Quando eu comecei meus estudos para o Enem, minha maior dificuldade era matemática. Respondi muitas questões (muitas mesmo), tirei muitas dúvidas, principalmente as mais simples. Valeu a pena, acertei 40 questões e fiquei com 837.3. Ajudou muito na minha média final. Eu estudei todos os conteúdos do programa do Enem, mas principalmente porcentagem e juros; sequências e progressões; unidades de medida e escalas; comprimentos, áreas e volumes (não precisa decorar fórmulas, no Enem ou eles escrevem a fórmula ou você consegue deduzir); congruência e semelhança de triângulos; medidas de tendência central (médias, moda e mediana). Além desses, é importante que você estude muita análise de gráficos. Se você ainda não respondeu as provas anteriores do Enem a partir de 2009, eu a aconselho. São o melhor roteiro de estudo. Espero que eu tenha tirado suas dúvidas. Qualquer coisa, é só perguntar. Continue acompanhando o blog. Um abraço!

      Excluir
    2. Minha maior dificuldade também é matemática, vou fazer isso sim! Valeu pelas dicas! Quando sair o resultado eu venho aqui falar meu desempenho, rsrs

      Excluir
  4. Realmente uma ótima redação, Allysson. E detalhamento melhor ainda. Muito obrigado por prestar este trabalho. Sou vestibulando de Medicina e também espero ajudar outras pessoas, após a aprovação, assim como você. Não fiz um bom ensino médio - conclui em 2012 - e esse ano é o que, de fato, me preparei mais. O medo da não aprovação surge, mas devemos sempre ter fé em Deus. Vi que você levou 3 anos (se entendi certo), isso serve como exemplo e motivação para nós vestibulandos. Tenho dificuldades em matemática também. Você disponibilizaria o número de questões por cada área e as respectivas pontuações? Gostaria para ter uma base. Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Alysson! Parabéns pela redação. Gostaria de saber qual a competência que você não tirou nota máxima. Também gostaria de saber como você administrou seu tempo pra responder as 90 questões em menos de 4 horas e quantas questões vc fez de linguagens! Desde já obrigada por todas as dicas! tenha certeza de que voce esta ajudando muitas pessoas! Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Muito completo ! Parabéns e obrigado pelas dicas detalhadas !! Gostaria de tirar algumas duvidas !

    ResponderExcluir
  8. Oi Allysson! Como está o curso de medicina?
    Bom, estou no terceiro ano do ensino médio e estou adorando suas dicas! Entretanto, ainda não consegui colocá-las em prática. Tenho que conciliar estudar para as provas do terceiro ano e pro vestibular, e volta e meia fico vários dias sem estudar porque fico completamente exausta e desestimulada. Também me sinto muito tensa porque não decidi o que quero fazer ainda. Penso muito em Medicina e Geologia, mas não sei se realmente quero cursar medicina ou só quero provar que posso passar, sabe?
    Enfim, só queria agradecer por disponibilizar essas dicas e desabafar um pouco.

    ResponderExcluir