segunda-feira, 30 de setembro de 2013

10ª DICA

10ª DICA

A importância de se tirar todas as dúvidas.

Ao se estudar para as provas de vestibular, é fundamental que todo o conteúdo estudado fique claro na mente do candidato. Principalmente, a resolução de questões. Para quem faz cursinho, não adianta voltar pra casa com dúvidas. Por dois motivos: primeiro, a matéria não se concretiza quando você não está seguro; segundo, novos conteúdos serão dados a cada dia, novas dúvidas surgirão e você não pode acumulá-las. Essa dica é uma reforço da 2ª DICA.

Por experiência, conheço duas grandes razões pelas quais os candidatos, geralmente, não querem tirar dúvida:

1 - Vergonha de não saber aquele conteúdo e ser julgado pelos outros alunos.

Essa é uma das razões mais comuns. Ter vergonha de tirar dúvida do conteúdo pelo o que os outros vão achar é um passo para atrás que você dá na preparação do vestibular. Saiba, antes de tudo, que todos estão no mesmo barco que você. Se alguém já soubesse tudo, não estaria mais no cursinho. Então sinta-se sempre a vontade para questionar, principalmente, as coisas mais simples. Quantas vezes, quando eu estava no cursinho, eu perguntava dúvidas básicas de matemática, regras de português, reações simples de química, etc. Você não tem obrigação de já saber essas coisas, pelo contrário, você está lá para aprender isso. Então, fique tranquilo(a) para tirar suas dúvidas sempre.

2 - Timidez

Essa também é uma das principais razões pelas quais algumas pessoas não tiram dúvidas em sala. Seja pela visibilidade delas em meio a tanta gente, seja porque elas não conseguem estruturar bem a pergunta ao ficarem nervosas. Tudo isso é normal, eu passei por isso, todos passamos em algum momento. Principalmente, quando não se tem o hábito de falar, conversar com os professores. É uma questão também de personalidade, muitas vezes, você sempre foi tímido e tem realmente dificuldade em se expressar. Nesses casos, é interessante chamar o professor no canto ou depois da aula e perguntá-lo sua dúvida. O importante é não voltar com ela para casa. Sua aprovação vai depender desses pequenos gestos.

DICA ESPECIAL: Tire dúvidas também com seus amigos. É um gesto simples, mas que faz grande diferença. Muitas vezes, os professores entram e saem da sala nas pressas e você não consegue tirar todas as suas dúvidas com eles. Vá a seu amigo e pergunte a ele. Por exemplo, eu nunca tratei meus amigos como concorrentes, mas sim futuros amigos de profissão. Por isso, não tenha vergonha, seja humilde, reconheça que você precisa de ajuda. Sua aprovação é que está em jogo. Lembre-se: Só depende de você!

Agradeço a todos que estão acompanhando o blog! Estou torcendo muito por vocês!

Sempre que tiverem dúvidas, fiquem à vontade para perguntar.

Um abraço!


22 comentários:

  1. Bom, sou estudante do primeiro ano do ensino medio, estou super confusa sobre o que escolher, mas sempre sonhei em ser voluntaria no exercito. Como sempre me dei bem com a area de ciencias naturais, achei uma boa fazer medicina, podendo assim, ter a oportunidade de servir, ou entao garantir um bom futuro profissional fora do exercito. Estava com duvidas demais, principamente em como dividir meu horario, pois estudo de manha, trabalho a tarde, e a noite tenho os afazeres domesticos. Sei que devo tomar "tenencia" e organizar meus horarios do final de semana, mas também é meio dificil porque nao depende só de mim. Aprecio muito o seu blog, obrigada pelas dicas, esclareceram muitas duvidas que eu tinha. Abraço. Isabela Escobar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Bella, obrigado pelo comentário. Saiba que a área que você escolher, seja ela medicina ou não, nunca desista. Lute por isso e faça aquilo de que realmente você gosta. Eu te falo por experiência: a cada dia me sinto mais realizado com minha escolha. No que eu puder te ajudar, é só falar. Continue acompanhando o blog. Um abraço!

      Excluir
  2. Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Haissa. Continue acompanhando o blog! Um abraço!

      Excluir
  3. Fantástico seu blog, muito importante para quem esta para começar a preparar para vest de medicina. Sou de Goiás, só que no começo do ano fiquei 3 meses em Uberlandia-MG, mas Caldas Novas-Go, e com isso não achei vagas em escola aqui, perdi esse ano, mas ano que vem vou fazer o EJA do 2º e 3º ano, que é fazer as duas series no msm ano, e tbn entrar em um cursinho. Meu sonho é medicina e eu estou disposta a pagar o preço e estudar bastante, já estou com alguns materiais aqui para começar. Mas por eu ter que fazer o EJA tenho medo de não conseguir e por ser escola publica. Pois mesmo sendo de Goias tenho vontade de passar na UFPR em Curitiba, mas medicina é medicina a que eu passar é lucro. Mas eu sei o que eu quero, e vou correr ha traz do meu sonho. No fim vai valer a pena.

    Muito Obrigada seu blog é fantástico e suas dicas são mais que essenciais, continue assim .. Agora vou estar sempre dando umas espiadinhas aqui. beeijos ;*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado, Nathalia, pelo comentário. Não desista do seu sonho. Seja através da escola pública ou escola particular, o esforço e, especialmente, o mérito é todo seu. Estude, lute por isso. Vai dar tudo certo! Qualquer dúvida, é só postar aqui. Continue acompanhando o blog! Um abraço!

      Excluir
  4. Hey Allysson, acabo de encontrar o seu blog...E nossa, demais!
    Por favor, não pare de atualizar. Suas dicas estão fazendo a minha confiança crescer, sério.
    Obrigada!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário! Continue acompanhando o blog! Um abraço!

      Excluir
  5. Blog incrível !! Obrigada pelas dicas :DD

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado pelo comentário, Karol. Continue acompanhando o blog. Um abraço!

      Excluir
  6. Eu adorei as dicas quero muito fazer medicina , mais ninguém da mh família acredita em mim . E as vezes me colocam pra baixo a ponto de nem eu mesma acreditar . Me ajuda , oque se estuda pra medicina ? Como são as provas ? :(

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Larissa, obrigado por acompanhar o blog. O primeiro passo para iniciar os estudos para o vestibular de Medicina é ter a certeza de que você quer realmente cursá-lo. Isso porque exige muita dedicação. E quando as coisas apertarem, é fácil a pessoa querer desistir. Por isso, te digo: Não desista! Eu recomendo a você, primeiramente, fazer as provas do Enem. De 2009 a 2013. Elas são os melhores modelos de estudo. Comece por elas, busque um cursinho pré-vestibular com bons e acessíveis professores que possam te ajudar e dedique horas de estudos pessoais em casa. Não tem segredo. Se você quer, você consegue sim. Espero ter tirado sua dúvida. Qualquer coisa, é só perguntar. Um abraço!

      Excluir
  7. Cara, quero muito fazer medicina, passar no ENEM está extremamente difícil ao meu ponto de vista no momento, começarei o 1º ano do ensino médio daqui a uma semana, estou muito preocupado desde já com o vestibular, já vou começar, também, um pré-vestibular, farei todos os três anos, e tentarei o ENEM no 2º, Suas dicas são ótimas, se tiver alguma por fora para me aconselhar, ficarei muito agradecido. (Tenho 13 anos)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, obrigado pelo comentário. Se você quer muito medicina, não desista. Você está certo, quanto antes começar a sua preparação, melhor. Se quiser, já pode fazer o ENEM mesmo cursando o 1º ano. Isso porque seria interessante essa experiência. Por duas razões:a primeira, você estaria conhecendo melhor a prova e o nível das questões; segundo, "simularia" o momento da prova sem tanta pressão. No 3º ano, já estaria mais acostumado com o ambiente da prova. Qualquer dúvida a mais, é só falar. Continue acompanhando o blog. Um abraço!

      Excluir
  8. Olha você não tem ideia de como suas dicas me ajudam, portanto venho humildemente pedir a você que não pare de postar suas dicas. Agradeço muito pelas que já teve o trabalho de postar. Olha você deve saber disto, afinal passou em Medicina. Eu sonho isto todos os dias, devoro os livros como alimentos. A vontade é grande. E sem dúvidas sofremos um pouco até o veredicto, mas junto com ele vem todos nossos esforços. Eu espero muito que meu sonho se realize.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Israel, obrigado pelo comentário. Minha intenção aqui é tirar todas as dúvidas possíveis daqueles que estão nesse processo árduo de vestibular de Medicina. Tenho prazer em fazer isso. Peço desculpas por minhas postagens não serem tão frequentes. Isso se deve ao ritmo da faculdade. Desde já, estou aqui na torcida por você. O que precisar, é só falar. Continue acompanhando o blog. Um abraço!

      Excluir
  9. Allysson, me formei em 2012, fiz
    Cursinho durante o ano de 2013 e decidi que queria cursar medicina. Agora em 2014 não vou fazer cursinho (presencial) apenas o descomplica pois acho que tenho base e material suficiente (e vou adquirir mais ao longo do ano), queria uma sugestão de como posso organizar meu horário de estudos, tenho manha, tarde e noite livres! Muito obrigada pelas dicas, continue escrevendo !!!

    ResponderExcluir
  10. Allysson estou gostando cada vez mais do seu blog e suas dicas estão me auxiliando muito nos meus estudos. Estou cursando o 2° Ano do Ensino Médio resido no estado de Sergipe e pretendo cursar medicina na UFS, Qual cruso pré-vestibular você fez?

    ResponderExcluir
  11. Allysson,eu adquiri o material do bernoulli esse ano e também o do SAS para serve-me de guia esse ano,pois não pretenda fazer cursinho,vc acha que esses materiais servem como base de estudo pessoal?

    ResponderExcluir
  12. Olá , gostei muito desse blog mas tenho muitas dúvidas, quero me formar em,medicina e pretendo fazer o enem , mas eu estou confusa em questão do que estudar para a prova .
    Me ajude por favor

    ResponderExcluir
  13. obrigada por esse post, vai ajudar na hora de estudar no colegio objetivo zona norte sp, recomendo as dicas deste blog

    ResponderExcluir