segunda-feira, 17 de março de 2014

11ª DICA

11ª DICA

Como manter a vontade de estudar?

Como me falava sempre uma grande amiga: "A vontade já é 50% da sua aprovação!". Eu quis fazer esse post porque alguns têm me procurado e perguntado "Como não desestimular na hora do estudo?", "Cansaço e falta de estímulo são as mesmas coisas?", " Eu já tentei o vestibular para Medicina várias anos e ainda não consegui, será que é o meu curso certo?". Essas são as perguntas que eu tentarei responder aqui.

A caminhada para aprovação em cursos concorridos como Medicina, concursos públicos e tantos outros exigem do candidato um desgaste emocional muito grande. É como uma montanha-russa de emoções. Há dias em que você está super bem, muito animado, disposto, otimista. Já há outros em que você não aguenta ver um livro em sua frente, a cabeça dói, o sono chega, as distrações parecem brotar inexplicavelmente. É a partir desse ponto, que quero começar a responder aquelas perguntas.

Inicialmente, é necessário entender que existe uma diferença muito grande entre CANSAÇO e DESESTÍMULO. Parecem ser a mesma coisa, mas para um vestibulando são termos claros e bem distintos. O cansaço é natural, todos nós passamos. Quando a rotina está muito pesada, muitas horas de estudo, ansiedade aflorada quando as provas começam a se aproximar, o corpo responde emocionalmente e - fisicamente. Isso porque ele reconhece seu limite e pede para descansar. Isso não quer dizer que você esteja desistindo da sua meta, do seu sonho, é - apenas - cansaço. Você continua com foco e determinado a conseguir ao que tanto aspira. Já o desestímulo, é o limiar da desistência. É quando você não tem certeza se é aquilo o que você quer e, qualquer dificuldade, já te deixa para baixo e sem foco. Assim, torna-se cada vez mais difícil tomar novas decisões. E o candidato segue o caminho mais fácil: desiste e muda a opção de curso. Amanhã, talvez, ele possa se arrepender de não ter continuado. E essa dor é muito maior. Por isso, não se deixe desestimular. Busque meios para isso:

- Assista a vídeos na internet sobre a profissão ( indico o canal de Rafael Freitas no youtube, ele é muito bom!);

- Pergunte a um parente ou amigo médico qual foi seu maior estímulo para estar naquela carreira;

- Se puder, vá a uma Faculdade de Medicina conhecer suas estruturas: salas, laboratórios, hospital universitário, seja ela pública ou particular. (Nas universidades públicas, por exemplo, ninguém vai te impedir de entrar ou perguntar quem é você, de onde vem, simplesmente entre e conheça. Desde de que não estejam em aula, você tem livre acesso. No máximo, um professor ou técnico responsável te pergunte se procura alguém e você responde que está conhecendo a estrutura da universidade.)


Hospital Universitário Professor João Cardoso Nascimento Júnior ( Universidade Federal de Sergipe)

Noutro contexto, também quero alertar àqueles que já tentaram o vestibular de Medicina mais de uma vez. Não se desestimulem. Tentar vários anos não significa incapacidade, e sim um mérito. Isso porque perseverar naquilo que você quer é o maior sinal de que a vaga já é merecidamente sua, basta ter foco e continuar estudando. Dê prioridade às questões de provas passadas do ENEM e apostilas com questões contextualizadas!

Não esqueça, portanto, que nós somos os responsáveis por buscar aquilo que nos estimula a prosseguir. Busque seus próprios métodos e alimente a vontade de querer sempre estar estudando!

Para finalizar este post,

Primeiro, quero PARABENIZAR a todos os que conquistaram sua vaga no curso de MEDICINA neste ano! A todos que agradeceram nos comentários, por email, pessoalmente. Saibam que a maior contribuição não foi do blog, mas de vocês! Isso poque provaram que quem quer, consegue sim! Fico feliz pelo início desse sonho começar a se concretizar... Vocês realmente merecem!

Segundo, este mês de Março completa 1 ANO do blog! Agradeço pelas mais de 100 mil visualizações! Continuem acompanhando o blog e tirando suas dúvidas!

Forte abraço!



30 comentários:

  1. Ufa, pensei que você havia desistido do blog! Obrigada por mais uma dica. :)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Haissa, obrigado por acompanhar o blog! A faculdade tem exigido um pouco mais e desculpe por eu não poder fazer atualizações frequentemente, entretanto estou sempre aberto às dúvidas. Sempre que posso, continuo respondendo. Qualquer dúvida, fique a vontade. Um abraço!

      Excluir
    2. Gostei muito do seu blog,eu fui aprovado em ciência da computação na UFPA, seguindo suas dicas. Irei tentar mais uma vez o ENEM para Engenharia Mecânica, Obrigado!

      Excluir
    3. Assisti um vídeo que ensina 3 DICAS MUITO BOAS para PASSAR NO ENEM, me ajudou BASTANTE. O link é esse: http://go.enemacademy.com

      Excluir
  2. Olá Allyson Melo, como já havia me posicionado em comentários anteriores, busco medicina também. Esse sonho me faz estudar bastante, mas meus resultados estão me desmotivando. Não consigo acertar, no ENEM, questões de matemática. E de 45 questões não acerto nem a metade. Se possível, me dê dicas de como ir bem na matemática. Além disso, conte-me: Como foi? Você passou de primeira? Como era sua rotina de estudos? Agora estando cursando medicina, acredita que escolheu o curso certo? Obrigado!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo Blog, li cada uma de suas dicas. Este ano vai ser meu primeiro Enem e vestibular da UFSC, sei que não tenho muitas chances por ser principiante, porém, tal cogitação apenas me serve como estimulo para nunca desistir dos meus sonhos. Gosto muito de ler/assistir a conteúdos que agregue mais valor e motivação a meus sonhos e futuros planos, e seu blog serve como meio para alcançar esse SONHO que a maioria dos jovens também possuem, conseguir entrar em uma faculdade e ser realizado profissionalmente. Mais uma vez meus parabéns, Deus te abençoe (:

    ResponderExcluir
  4. Parabéns e muito obrigado, você é a inspiração de muitos por todo o Brasil. Um abraço!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho uma dúvida. Estou focada no ENEM, então, devo fazer somente questões contextualizadas?

    ResponderExcluir
  6. Comecei a ler o blog pois uma amiga me indicou, e tenho que te dar parabéns porque as dicas realmente nos ajudam e tranquizam, parabéns!
    Bom, eu estou no segundo ano porém muito focada no ENEM já que quero Medicina, e meu principal medo são as fórmulas de Física e Química (na teoria eu sou boa).. Quanto a essa parte, ela é muito explorada no ENEM e eu devo me preocupar com elas (são inúmeras então é meio difícil aprender todas) ?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazer bom por experiência posso lhe dizer que o ENEM não irá lhe cobrar formulas mas sim um conhecimento e entendimento do assunto, assim poderá traçar um raciocínio lógico. Boa sorte

      Excluir
  7. Olá Alison,eu deixarei aqui minha história.
    Então, no ano de 2012 eu prestei pela primeira vez o Enem e consegui a bolsa para Medicina que sempre foi o sonho da minha vida. 2 meses após eu está estudando eu descobri que estava grávida e pior, minha gravidez era de alto risco, então eu tive que me afastar e levei vários laudos médicos à instituição e eles não aceitaram e disseram que não daria pra trancar a faculdade antes de concluir o primeiro período, enfim, eu perdi minha bolsa..
    Ano passado eu não tentei o Enem mas esse ano eu pretendo,só que eu não tenho mais tempo pra estudar, pois moro sozinha e preciso trabalhar pra sustentar meu filho. Eu queria saber como eu faço pra poder conseguir de novo,pois em casa não tem como estudar pois meu filho não dorme e está na fase mais trabalhosa.. mas todo mundo diz que se eu consegui uma vez eu posso conseguir de novo, porém eu não tenho mais aquela cabeça e disponibilidade pra estudar. . Medicina é meu sonho, eu desejo tanto.. Mas vou sempre tentar.bjs

    ResponderExcluir
  8. Allysson tudo bem ?
    Só uma dúvida porque preciso da opinião de alguém com experiência no assunto. Estou com um plano de estudo bem semelhante ao seu e já faz 01 mês que estou estudando, sou muito disciplinado e não perco tempo procrastinando e tendo em conta que o Enem é em Novembro e meu objetivo é Medicina, acha que é possível passar já esse ano ou estou sonhando muito alto ? haha
    Grande abraço e parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
  9. Oi, Allysson! Primeiramente, obrigada pelo compartilhamento de suas experiências. Sei o quanto é árduo o caminho do aprendizado. Contudo, gostaria de tirar uma dúvida. Passei na Federal para Adm. mas, um ano antes do Enem, agora estou me preparando para Medicina. E não recordo de muita coisa sobre as matérias, sem falar no próprio estilo da prova.Quanto ao estudo teórico, você aconselharia uma assimilação através das resoluções de questões do Enem, ou estudar antes a teoria e depois fazer as questões? Por exemplo, vou fazer um intensivo a partir do próximo mês no Colégio Ari de Sá aqui de Fortal, e estou pensando em ler a teoria dos meus livros antigos até o próximo dia 15, mas não sei se isso é um bom negócio, tenho receio de estar perdendo tempo, o que você me diria? Desde já obrigada!

    ResponderExcluir
  10. Puxa Allysson, realmente você tem me ajudado bastante com as dicas do seu blog. resolvi fazer Medicina agora, depois de me formar em História pela UFPE e ter trabalhado na área durante todo este tempo.
    Muito obrigada por partilhar suas informações.

    ResponderExcluir
  11. Olá, Allysson! Tenho 14 anos e acabei de passar para o segundo ano do ensino médio, em uma escola particular que prepara muito bem para vestibulares, principalmente o ENEM. Bom, estou certa de que quero fazer medicina e meu sonho é passar na UFRJ, onde há concorrência demais. Sempre tive notas excelentes e sou a aluna mais chata, aquela que faz perguntas ao professor o tempo todo. Agora, nessas férias de verão, decidi me concentrar mais em refazer as provas anteriores do ENEM e talvez montar um grupo de estudos, mas o medo de não conseguir essa vaga em 2017 já está tomando conta de mim. Seu blog está me ajudando bastante a organizar meus estudos e eu queria agradecer e,se possível, pedir dicas para lidar com esse medo e insegurança na hora dos estudos. Obrigadaaaaaa!

    ResponderExcluir
  12. Muito obrigado . Suas dicas foram essenciais para minha insistência em tentar medicina . Pretendo cursar o 3° ano e o cursinho ao mesmo tempo .. muito obrigado usarei suas dicas como um gás para os meus estudos .

    ResponderExcluir
  13. Allysson é possível passar em medicina sendo ruim em matemática? Qual a matéria fundamental para passar nessa área, além da redação? Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  14. Oi, eu preciso muito de um conselho seu

    passei 3 anos tentando medicina
    no meu 4 ano minha mãe me ameaçou, disse que se eu não passasse eu iria trabalhar e tudo mais, porque somos pobres e não podiamos perder tempo....
    eu fiquei com medo e mudei de curso, me joguei pra biomedicina, mas acabei me frustrando, não gostei do curso, não era o que eu queria, me deprimia a cada aula
    então decidi continuar minha caminhada a medicina. so que minha mãe me ameaçou de novo com as mesmas palavras

    agora eu não sei o que fazer,
    se continuo no curso e estudo pro ENEM e para não reprovar na faculdade
    ou se desisto e foco so no Enem para seguir o meu sonho

    o que vc me acoselha?
    eu estou meio perdido, sei que com a primeira opção vou ficar esgotado

    então o que vc faria se estivesse em meu lugar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Prazer parceiro bom espero que entenda meu ponto de vista. Cuidado, você já cometeu um erro uma vez, tenha dessa vez certeza que quer medicina. Eu estudo em uma escola profissional onde tem cursos no qual tenho de me preocupar também, contrapartida estudo para o ENEM, o que eu fiz espero que lhe ajude: tenta ligar de modo majoritário o meu curso com o ENEM, sempre tem algo que ira lhe ajudar. Porém se você se sentir sobrecarregado precisa larga e procurar alguma maneira de convencer sua mãe...bom espero ter ajudado.

      Excluir
  15. Ola
    Para passar no Enem, não basta estudar da maneira comum, existem segredos para aprender muito mais em pouco tempo , e assimilar tudo que aprender, eu encontrei um site que da dicas de como aprender o dobro na metade do tempo normal veja no link abaixo
    http://bit.ly/passandonoenem

    ResponderExcluir
  16. Ola
    Para passar no Enem, não basta estudar da maneira comum, existem segredos para aprender muito mais em pouco tempo , e assimilar tudo que aprender, eu encontrei um site que da dicas de como aprender o dobro na metade do tempo normal veja no link abaixo
    http://bit.ly/passandonoenem

    ResponderExcluir
  17. Ola
    Para passar no Enem, não basta estudar da maneira comum, existem segredos para aprender muito mais em pouco tempo , e assimilar tudo que aprender, eu encontrei um site que da dicas de como aprender o dobro na metade do tempo normal veja no link abaixo
    http://bit.ly/passandonoenem

    ResponderExcluir
  18. Gente eu encontrei um material otimo para aqueles que quer aprender todos os metodos de estudo para o enem esta aki:goo.gl/hJiYo0

    ResponderExcluir
  19. Estou no 2° ano do ensino médio estou um pouco perdido em relação a estudar o Enem porque tem assuntos que ainda não vi mas eu quero muito tirar uma boa nota não sei se estudo os assuntos do Enem ao mesmo tempo que estudo os assuntos da escola ou só faço as questões do Enem

    ResponderExcluir
  20. Estou no 2° ano do ensino médio estou um pouco perdido em relação a estudar o Enem porque tem assuntos que ainda não vi mas eu quero muito tirar uma boa nota não sei se estudo os assuntos do Enem ao mesmo tempo que estudo os assuntos da escola ou só faço as questões do Enem

    ResponderExcluir
  21. Estava aqui pensando se você ainda checa as visualizações do seu blogue ou sei lá. Caso sim, quero que receba meu agradecimento porque suas dicas são muito boas ; ) Quando eu passar em medicina passo por aqui de novo ^.^

    ResponderExcluir
  22. Olá, eu tenho 17 anos e estou terminando o ensino médio esse ano. Eu quero muito fazer medicina, porém meus pais querem que eu já comece a faculdade ano que vem (2017). O vestibular é agora no final do mês e eu realmente não estou preparada, estudei? Estudei, mas não muito... quero pedir o ano de 2017 para estudar MESMO para medicina, mas se eu não passar eu vou desistir e fazer outra faculdade na área de biológicas.
    Eu estou um pouco, talvez muito, desesperada... tenho medo de não conseguir ano que vem.

    ResponderExcluir
  23. IMPORTANTE
    A UniAR é uma empresa que tem como objetivo, viabilizar o ingresso de estudantes brasileiros nas melhores Universidades da Argentina, sobretudo, no curso de Medicina. Na Argentina as Universidades não têm vestibulares, o ingresso é direto. As Universidades públicas da Argentina são de excelência, entre elas a UBA, que é pública, gratuita e ganhadora de 5 prêmios Nobel. A UBA foi classificada como a melhor Universidade da América Latina pelo Ranking Mundial, ficando inclusive à frente da USP. Então, não perca mais tempo!
    Acesse o Site: www.uniarassessoria.com.br

    ResponderExcluir