
1º DICA
Responda todas as provas do Novo Enem antes mesmo de responder qualquer material de colégio, apostilas e etc. Isso porque as próprias provas são o modelo principal. São elas:
-2009
-2009 cancelada
-2010
-2010 segunda aplicação
-2011
-2012
Não precisa responder as anteriores a essas. É uma perda de tempo. Elas estão no modelo antigo. Não fará diferença no seu rendimento. DEPOIS POSTAREI AS DIFERENÇAS ENTRE O NOVO E O ANTIGO ENEM.
Responder estas provas te dará confiança e segurança de que, no dia da sua prova, você não irá levar um susto. Além de treinar questões, você treinará a resistência física. Por isso, marque seu tempo para respondê-las.
O primeiro dia são 4h30min de duração - Prova de Ciências Humanas(História, Geografia, Filosofia e Sociologia) e Prova de Ciências da Natureza(Química, Física e Biologia).
O segundo dia são 5h30min - Prova de Matématica; Prova de Linguagens(Interpretação Textual e Literatura) e Redação.
Sempre use o bom senso. Inicialmente, caso você não consiga ficar 4h30min sentado numa cadeira respondendo um caderno de questões, fique tranquilo. Tente fazer aquilo que você conseguir, mas sempre se esforçando mais, cada vez mais. Com o tempo e a prática, você fará tudo. Não desanime.
Agora darei uma dica "SECRETA", que já não é mais, porque estou postando aqui(risos):
- As questões no Enem são pelo método TRI, ou seja, cada questão não conta um ponto como numa simples prova tradicional. Então quer dizer que tem pesos? Não necessariamente. Deixe eu te explicar:
- A prova tem questões de três níveis: fácil, média e díficil. A correção do ENEM é muito inteligente, ele sabe quando você está chutando ou tentando fazer isso. Vamos ao exemplo: eu e você acertamos o mesmo número de questões - 120, por exemplo. Eu acertei as médias e as difíceis. Você, as facéis e as médias. Quem tem pontuação final maior? VOCÊ! Isso porque ele deduziu que eu chutei muitas questões. Como é possível eu acertar médias e difíceis e errar as fáceis?! Minha nota será inferior a sua.
- Dica interessante: Responda a prova sem pular questões. A pontuação da seguinte pode depender da anterior se você acertou ou não. Fique atento.
Em cada dia de prova, alterne sempre entre as disciplinas. Por exemplo, se são 90 questões por dia, 45 de uma matéria, 45 de outra. Faça as 15 primeiras de uma, depois as 15 primeiras da outra. Depois 15 de uma, 15 da outra. E assim por diante. Eu fiz isso durante o ano todo em simulados, provas, testes. Realmente funcionou. Sua mente descansa a medida que você vai mudando de matéria. Torna-se menos cansativo. E se você começar a treinar de agora, tenha certeza que você adquirirá habilidade e rapidez. Então, conseguirá ler todas as 180 questões da prova e ainda fará a redação. Vale a pena!
Bem, esse foi meu primeiro dia de dicas. Espero que tenha ajudado.
Logo mais postarei mais dicas, tenho muitas por aqui perdidas na cabeça, vou organizá-las para postar.
Um abraço!