quinta-feira, 21 de março de 2013

4ª DICA

4ª DICA

REDAÇÃO NO ENEM

Faça redações semanalmente e, se possível, com um professor que também seja corretor do Enem. Não espere pelo seu colégio ou cursinho. Contrate um professor ou crie um grupo e contrate-o. Ele corrigirá e dará as dicas necessárias. Isso é fundamental.

A atenção individual é essencial, principalmente, para quem tem dificuldade com a redação. Muitas vezes, sabemos o que colocar, mas não sabemos como. Isso é natural, por isso é interessante um professor que te dê atenção exclusiva. Isso vai te dar segurança e seu rendimento cresce exponencialmente.

A nota da redação vale 1000 pontos e isso equivale a 20% da prova. Ela é decisiva para sua aprovação, porque é a única disciplina do ENEM que você pode tirar a nota máxima. Ela não depende do desvio padrão do restante do país, só de você e de sua dedicação.

Os critérios de avaliação são diferentes de outros vestibulares?

Sim, da maioria. O Enem exige que você, além de explicar o tema e expor seus argumentos, encontre soluções originais para o problema. E esse será o seu diferencial em relação aos outros 4 milhões que também estão fazendo a prova.

Lembre de assistir ao menos um jornal diário para estar sempre atualizado. Tente ler o máximo de curiosidades que você puder. E o importante é que sejam de diferentes áreas: nanotecnologia, artes, música, cinema, tudo um pouco. Isso te dará conhecimento de mundo e ajuda muito na originalidade do seu texto.

Leia o CADERNO DE REDAÇÕES DO ENEM proposto pelo MEC, é muito interessante e as redações dele são exemplos claros de redações NOTA 1000.

DICA ESPECIAL: Se, no dia da prova, por falta de tempo, você tiver de sacrificar alguma disciplina, não seja a REDAÇÃO, ela é a chave principal da sua prova.

Espero que tenha ajudado, qualquer coisa, avisa aí!




3 comentários:

  1. Shoooooow! Estou no primeiro ano,e já estou fazendo aulas de redação. Adoro ler,então argumentação é o que não me falta. Depois que comecei o cursinho de redação,cara,percebi o quanto é difícil fazer uma redação. Sempre tive o costume de escrever,mas é muito diferente. Uma dica bacana é ,exemplo : Fazer citações de grandes personalidades,como ,filósofos,pensadores e etc. Mas ,claro,que seja aplicável ao tema ! Parabéns pelo blog .

    ResponderExcluir
  2. Muito obrigado, Valéria Belém. Concordo com você: citações são fundamentais. Sejam elas filosóficas, científicas ou do meio literário. Elas dão força ao seu argumento. Os corretores percebem que você tem conhecimento do assunto e a citação torna sua redação bastante original. Valeu por lembrar dessa dica! Fico feliz por estar acompanhando o blog! Um abraço!

    ResponderExcluir
  3. O corretor que vc pegou aula era daqui de Aracaju ? Poderia me dar o contato dele ?

    ResponderExcluir