segunda-feira, 4 de março de 2013

Primeira visita

 
Olá, meu nome é Allysson Melo e fiz esse blog para ajudar àqueles que querem entrar em MEDICINA numa UNIVERSIDADE PÚBLICA.

Postarei dicas e minha experiência como vestibulando durante 3 anos. Fiz o ENEM e outros vestibulares durante esse tempo e, finalmente, consegui minha tão almejada vaga de MEDICINA numa FEDERAL pelo Enem neste ano de 2013. Com minha nota, pude escolher entre entre 23 universidades públicas. Escolhi a UFAL, porque quis ficar perto de casa!

Primeiramente, quero adiantar que as dicas que postarei aqui valerão principalmente para quem fará o ENEM. Por isso, quem ainda faz vestibular tradicional terá que filtrar algumas informações. Dei uma vasculhada na net, mas encontrei MUITAS informações distorcidas de como se preparar para o ENEM. Geralmente, são pedagogos, professores, revistas que trazem essas "informações" e não um vestibulando. Aí está o erro.

Não só para quem fará medicina, mas também qualquer curso que exija pontuação alta para entrar pelo Enem.

Pretendo ser direto e objetivo já que você é vestibulando e não deve passar tanto tempo na net e, sim, nos livros; porém, algumas vezes precisarei detalhar na análise de minha experiência como vestibulando.


Desde já, agradeço a visita e espero ser útil. Qualquer dúvida, avisa aí!

17 comentários:

  1. Oi Allyson, gostei muito das suas dicas. Estou nessa luta tentando uma vaga na federal do Maranhão. Espero ter um bom resultado e poder compartilhar a experiência assim como você. Eu tenho umas perguntinhas.
    —Você fez cursinho? Acha possível aluno de escola pública passar estudando em casa por conta própria?
    —Quais os melhores materiais que você indica? Seja online ou livros...
    —Como você organizava o seu tempo para estudar as disciplinas?

    Espero sua resposta, desde já te agradeço muiito Allyson! :)

    ResponderExcluir
  2. Olá, Fiama, que bom que você gostou das dicas e muito obrigado por acompanhar o blog.

    Olha, eu fiz sim cursinho. Fiz durante 3 anos. Achei muito importante, porque ele te guia naquilo que se deve estudar. Somente estudar por conta própria em casa é arriscado, porque você pode ter muitas dúvidas, a disciplina em estudar em casa sozinha, às vezes, não é a mesma do que se você fizesse um cursinho, sem contar que é interessante montar um grupo de estudo para você debater atualidades. Não é impossível passar no vestibular só estudando em casa, mas é difícil. A gente precisa de um guia. O fundamental é ter aulas no cursinho e se dedicar muito em casa, as aulas são essenciais, mas não serão elas que te fará passar, mas a dedicação no estudo pessoal e em grupo.

    Os melhores materiais que eu indico são: primeiramente, as próprias provas do Enem. Não tenha medo de respondê-las antes de ver os assuntos. Esse é o erro de muita gente. É bom tentar fazê-las primeiro para que quando o assunto for visto, você sabe de que modo você tem que estudá-lo. Outro material muito bom foi o do SISTEMA DE ENSINO ARI DE SÁ que é de Fortaleza. Meu cursinho utilizou o material o ano inteiro e as questões eram muito próximas da prova real do Enem. Para você ter noção, a prova de Natureza do Enem ano passado era tão próxima dos simulados do ARI DE SÁ que parecia que eu estava fazendo um novo simulado. E online eu buscava vídeos de centenários de autores, pintores, artistas. Isso me ajudaria na prova de Linguagens já que eles gostam de contextualizar muito. Indico o programa DE LÁ PRA CÁ da TV BRASIL. Devo muito a ele. Dá uma olhada no youtube que você vai gostar.

    Quanto a organização do meu tempo, eu fazia assim: Respondi primeiro todas as provas do Novo Enem, então dediquei o tempo real da prova nesses estudos em casa. Depois com o material do cursinho comecei a organizar por hora: Em 1h, 20 questões. 5 de matemática, 5 de linguagens, 5 de humanas, 5 de natureza. Para mim, rendia muito, porque em 1 dia dependendo do tempo de estudo conseguia fazer de 40 a 60 questões. E um pouco de tudo, o que era muito bom. As questões que eu tinha dúvida, grifava para depois perguntar ao professor ou a um amigo. No início é natural que a disciplina e os horários para estudar sejam sempre trocados, isso porque você tem que ver qual horário fica melhor para sua mente, seu corpo, seu cansaço. Por isso, se você se cansar, não desanime. É natural e o que não pode é desistir!

    Espero que tenha respondido suas perguntas. Fiz um comentário enorme hauahau quase um novo post.

    O que precisar, avisa aí!




    ResponderExcluir
  3. Rssrs realmente ficou quase um post , mas muito útil...ah e parabéns pela iniciativa do blog! Fico grata por ter respondido e pode deixar que assim que surgir outras dúvidas eu aviso :)

    ResponderExcluir
  4. Olá Allysson Melo, gostaria de saber quanto tu tirou no enem para passar em uma faculdade publica. beijos da Polii

    ResponderExcluir
  5. Olá, Poli. Minha média final no Enem foi 781,62. Com essa pontuação, pude escolher algumas universidades. E escolhi ficar na Universidade Federal de Sergipe que eu tanto almejava aqui na minha cidade: Aracaju. Em breve, farei um post sobre notas de corte de Medicina e a tendência das notas no Enem. Espero que continue acompanhando o blog. Um abraço!

    ResponderExcluir
  6. Olá Allysson!

    Gostaria de saber como posso comprar o material do SISTEMA DE ENSINO ARI DE SÁ?

    Obrigada!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Tamilles, o material do SISTEMA DE ENSINO ARI DE SÁ eu comprei no meu próprio cursinho em Aracaju, porque é o material que ele usa em sala de aula. Eu acredito que esse material pode ser comprado entrando em contato diretamente com o colégio que é de Fortaleza. Há também a possibilidade de encontrá-lo nesses sites de compras de materiais usados como o Mercado Livre. Obrigado por acompanhar o blog! Um abraço!

      Excluir
  7. Olá, Alysson! Adorei as suas dicas e a sua iniciativa! Você acha bom estudar por vídeo aulas ou é melhor utilizar o método tradicional? Beijos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Pâmela, obrigado pelo comentário. O método tradicional (com livros e aulas presenciais) ainda é o melhor método. Vídeo-aulas são boas para complementação do conteúdo, caso você separe um tempo para isso. Substituir as aulas tradicionais por vídeo-aulas apenas é muito arriscado. Você pode ter dúvidas e ficará mais difícil de conseguir tirá-las. Além disso, o ideal é sempre estar fazendo muitas questões independente do meio seja ele eletrônico, seja do modo tradicional. Espero que tenha tirado sua dúvida. Qualquer dúvida, é só perguntar. Continue acompanhando o blog. Um abraço!

      Excluir
    2. Allyssom moro em Aracaju qual foi o cursinho que você fez?

      Excluir
  8. Olá Alysson!!
    Tenho esse grande sonho como vc de seguir a carreira na área de Medicina, mas tem pouco tempo que realmente determinei que era isso mesmo que eu queria para minha vida. Tenho pesquisado e procurado muito saber por onde começar e estudar. Estou ficando louca e perdida sem saber por qual caminho seguir. Percebi que o corte de Medicina no Enem é alto e muito concorrido, isso realmente me deixa um pouco desanimada, com aqueles pensamentos: " será que vou conseguir?", "tem pessoas estudando e muito mais preparado do que eu, não vou conseguir". Estou me sentindo deslocada e sem saber muito o que fazer. Muitos falam que não tem mais vida social, que estuda 24 horas. Já estou querendo me programar agora para 2014 de sair de tudo que era lazer na minha vida, academia, sair com amigos, família e etc. Mas sei que será por um justa e boa causa.
    Bom.. isso não importa muito, mas era só para desabafar um pouco dos meus pensamentos que é muito informação que encontro na internet e das pessoas!
    Mas estou passando aqui para dizer que serei sua nova seguidora e leitora, amei seus posts.. Estou começando a ler a partir de hoje todos seus posts, começando desde primeiro. E queria te pedir para não parar de escrever suas experiências, pois ajuda muito nós os "novatos" que quer entrar nesse ramo da Medicina. E parabéns pela sua vitória de ter conseguido a tão concorrida vaga numa universidade pública. Você merece!

    Obrigada por passar suas experiências e que tudo de certo na faculdade pra ti.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Andrezza, obrigado pelo comentário. Desde já, estou torcendo por você! Qualquer dúvida, fique à vontade para perguntar. Continue acompanhando o blog! Um abraço!

      Excluir
  9. PRECISO MUITO FALAR COM VOCÊ, QUAL SEU EMAIL? URGENTE!

    ResponderExcluir
  10. Olá Alysson, gostaria que você me informa-se um site onde eu possa comprar o material pedagógico que você utilizou durante o seu cursinho " Sistema de ensino Ari de Sá", se puder me ajudar, desde já agradeço.
    Quero também lhe parabenizar pela sua conquista e agradecer os ótimos conselhos que posta no seu blog foi muito útil, te desejo sucesso, bjuus !

    ResponderExcluir
  11. Olá Allysson! Ótimas as suas dicas!! Vou contar brevemente a minha história.. Há dois anos consegui uma bolsa 100% do prouni mas para outro curso o qual curso até hoje. Gostaria de saber se você teria algumas dicas ou uma orientação para quem quer trocar de curso, porém com um tempo curto disponível para estudos, pois com a faculdade e o trabalho a rotina não é fácil, mas não me imagino o resto da minha vida trabalhando no curso o qual escolhi hj, e por isso quero muito medicina. Irei fazer o enem ano que vem, então tenho um tempo pela frente para estudar, mas se tivesse algumas dicas eu adoraria. Obrigada desde Já!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Oi quero saber como você fez o Enem é consiguiu olhar faculdades que te aceitariam?Usando a nota do Enem apenas

    ResponderExcluir